Noeme Pereira ganha maratona em Blumenau

Campeã da Fundesport completou os mais de 42 quilômetros da prova em três horas, quatro minutos e dez segundos

Fotógrafo: Divulgação
27/03/2024 - 22h38

Superação, realização e gratidão. Desta forma se expressa a atleta da Fundesport, Noeme Pereira, de 47 anos, após chegar em 1º lugar na Maratona Internacional de Blumenau, no último domingo, dia 24, na cidade catarinense, com o tempo de três horas, quatro minutos e dez segundos.


A prova e a vitória podem ser definidas nas três palavras acima, segundo a vencedora. “Superação, porque não é fácil se preparar para uma maratona e disputá-la após passar pelo ciclo da preparação. Realização, porque sempre tive o desejo de correr esta prova,  um sonho realizado agora. E gratidão por ter sido a campeã, algo que nem eu mesma imaginava”, comemora Noeme.


Ainda analisando a prova e a conquista, Noeme Pereira afirma ter corrido de uma forma “muito linda”, em uma disputa que envolveu aproximadamente 3 mil atletas de todo o Brasil, entre masculino e feminino.


A largada ocorreu às 6h da manhã, em frente ao antigo prédio da Prefeitura de Blumenau, no chamado centro velho da cidade, sob uma temperatura agradável, sem chuva, segundo a maratonista.


“Fizemos duas voltas de (pouco mais de) 21 mil quilômetros cada, num percurso favorável, quase todo plano, com pouca variação de altimetria”, analisa a campeã. A maratona completa é de 42.195 km.


Noeme acrescenta ter liderado a prova de ponta a ponta, chegando à frente após ter completado o percurso com o tempo final de 3h4’10.  Disse ainda ter aprovado esse tempo, mesmo não sendo a sua melhor marca em maratona - em 2017, foi vice-campeã em São Paulo com o melhor tempo da carreira - 2h57’30, na Marathon SP.

 


Ciclo vitorioso

Vale ressaltar que ao longo dos seus 24 anos de carreira, a atleta da Fundesport já disputou 19 maratonas e venceu três, com esta última. Além disso, coleciona uma série de outras disputas e vitórias em provas de 800m (metros), 5000m e 10000m, sempre representando Araraquara.


Em agosto de 2022, Noeme Pereira foi destaque internacional na Ultramaratona de Berlim (Alemanha), pela Seleção Brasileira, ao percorrer os 100 quilômetros da prova em cerca de 9 horas e chegar na 15ª colocação.


Um ano antes, estreou numa corrida de longa distância, na Ultramaratona de Indaiatuba, concluindo os 100 km do percurso em 9 horas e 5 minutos, em 3o lugar.


“Gostei muito deste meu resultado em Blumenau, até por ter corrido praticamente o tempo todo à frente do pelotão, quase sem ameaças. Por isso, estou muito feliz”, ressalta.


Ainda segundo a atleta, assim que passar a fase de recuperação, pretende retomar os treinamentos já visando os próximos desafios da temporada 2024, entre o meio do ano e o segundo semestre.