Prefeitura articula projeto em parceria com a Fundação Casa

Assessoria de Políticas para a Juventude realizará atividades com os jovens a cada 15 dias

28/03/2024 - 22h17

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, articula um projeto em parceria com a Fundação Casa. A ideia é realizar, por meio da Assessoria de Políticas para a Juventude, atividades a cada 15 dias com os jovens egressos da unidade.

Houve nesta semana uma primeira conversa para alinhar as atividades e analisar a demanda que o espaço tem e como o Município pode ajudar neste processo. Os temas abordados serão: direitos e deveres; educação e oportunidades de futuro; saúde mental e bem-estar; prevenção de drogas e álcool; relacionamentos saudáveis; diversidade e inclusão.

O assessor de Políticas para a Juventude, Igor Emídio, revelou que as ações serão acompanhadas pelos jovens atendidos pelo programa "Filhos do Sol", da Prefeitura. "O objetivo é promover a participação e diálogo nos demais espaços e principalmente garantir que cada um saiba de seus direitos e deveres, sobre os anseios e dificuldades da juventude, criando novos meios de discussões e acesso ao poder público como um parceiro de atividades", comentou.

Além de Igor, a reunião contou com a participação da coordenadora de Direitos Humanos, Renata Fattah; a assistente social da coordenadoria, Eddara Santos; a psicóloga da Fundação Casa, Cibele Rodrigues de Mello; e o diretor da Fundação de Araraquara, Welberth Drumond.

Vale acrescentar que o "Filhos do Sol", Programa Municipal de Transferência de Renda, Oferta de Ações Socioeducativas, Qualificação Profissional e Vivência no Mundo do Trabalho a Adolescentes e Jovens em Situação de Extremo Risco Pessoal e Social, é executado e gerido pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Participação Popular, com o propósito de garantir o direito à renda mínima e a inclusão a adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade e que se encontram em situação de extremo risco pessoal e social. Atualmente, o programa conta com 70 beneficiários. A equipe também contou com uma ampliação de sua equipe técnica, que agora é composta por duas psicólogas e duas assistentes sociais.