Quatro startups incubadas são selecionadas pelo Sebrae Nacional

28/03/2024 - 22h20

As startups HB Biotec, Lievito, Natcrom e Nock, residentes na Incubadora de Empresas de Araraquara, foram selecionadas entre as 152 propostas aprovadas pelo programa Catalisa ICT, do Sebrae Nacional. O anúncio ocorreu nesse começo de março em Brasília.

O aporte de R$ 16,5 milhões contempla a pesquisa de inovação das selecionadas e também bolsas de estudos para até dois graduados por empresa, por um período de nove meses, com prazo final para dezembro de 2024.

"Essa conquista das empresas de Araraquara é verdadeiramente extraordinária, considerando a concorrência nacional. Estamos falando de aproximadamente 10% dos projetos aprovados do estado de São Paulo e cerca de 3% em âmbito nacional", declara a professora doutora Babi Meneghin, agente de inovação do Programa de Incubadora de Empresas de Araraquara.

Para o gerente executivo da Incubadora de Araraquara, professor doutor Ricardo Bonotto, a qualidade dos serviços prestados e o papel crucial dos profissionais da Incubadora foram fundamentais na obtenção desses resultados.

“Todos os projetos passam por revisões e sugestões da equipe de agentes de inovação para a elaboração dos mesmos”, enfatiza Bonotto.

"Realizamos um trabalho de consultoria personalizado com cada empresa, auxiliando desde a organização dos documentos até a criação de roteiros para gravação de vídeos, além de oferecer revisões e sugestões criteriosas para maximizar o potencial dos projetos durante as avaliações", acrescenta a professora doutora Geralda Ramalheiro, com longa experiência entre os gestores da Incubadora.

Essa quarta etapa do Catalisa ICT visa aproximar pequenos negócios de base tecnológica e empresas inovadoras, facilitando a conexão com investidores para acesso ao capital empreendedor e incentivar a internacionalização das empresas.

Segundo o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, Araraquara se destaca mais uma vez no mapa da inovação nacional, com empresas locais conquistando reconhecimento em uma competição acirrada.

“O investimento e apoio por parte da Prefeitura em incubadoras têm sido fundamentais para esse sucesso, demonstrando o potencial da cidade em impulsionar a economia baseada no conhecimento e na tecnologia”, afirma Damiano Neto.

Vencedoras

A HB Biotec atua no desenvolvimento de biocelulose a base de hidrogel para tratamento de feridas. Já a Lievito projeta bioativador para eficiência fermentativa. Enquanto a Nock Engenharia e Biotecnologia produz cateter UV-C automático para ductos de hemodiálise. Na área de alimentação, a Natcrom avança os estudos sobre antioxidantes a partir da fruta de manga.