Araraquara avaliará projetos do 9º Prêmio Itaú-Unicef

Entidades poderão se inscrever até o dia 31 de maio com trabalhos voltados para crianças e adolescentes

29/04/2011 - 04h54

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara participa da comissão de avaliação dos projetos oriundos do terceiros setor que disputarão o 9º prêmio Itaú-Unicef. O convite surgiu por indicação do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), parceiro do evento.
O objetivo do prêmio, iniciado em 1995 pela Fundação Banco Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), é identificar, reconhecer, dar visibilidade e estimular o trabalho das organizações não governamentais (ONGs) que contribuem, em parceria com escola pública, para a educação Integral de crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade social. O tema deste ano é ‘Educação Integral: experiências que transformam’  e as inscrições estão abertas até o dia 31 de maio. 
Para o secretário municipal da Pasta, José Carlos Porsani, a primeira participação de Araraquara entre os avaliadores dos projetos nacionais do Itaú-Unicef é o reflexo positivo das ações realizadas nos últimos dois anos “A seriedade da Secretaria, à frente da organização de eventos e ações como o encontro regional do Cadastro Único (Cadúnico); o Fórum Regional de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários e Liberdade Assistida; o encontro regional para inscrição de entidades sociais; a criação de cursos profissionalizantes nos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e no Espaço Kaparaó transformaram nossa cidade em uma referência regional na área social”, explica Porsani.
Segundo a coordenadora da rede social municipal, Regina Célia Souza Bereta, que participou em março último do lançamento do prêmio em São Paulo com outros 300 avaliadores indicados pela União Nacional dos Gestores Municipais de Educação (Undime) e Coegemas, a inclusão de Araraquara “vai ampliar a visão local sobre os projetos nacionais”.
No momento, os avaliadores estão conhecendo os detalhes do processo de avaliação por meio de treinamento a distância. A próxima etapa será o recebimento dos projetos em julho. Em seguida, a seleção dos projetos lidos e analisados. A premiação, em troféus e dinheiro, deverá ocorrer em novembro.
Porsani ressalta que os dirigentes das entidades  da região de Araraquara, que têm trabalhos voltados para crianças e adolescentes, entre seis e 18 anos, poderão obter mais informações sobre inscrição ao Prêmio Itaú Unicef na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, nas agências do Banco Itaú e no site www.premioita uunicef.org.br