ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018

15/02/2018 | 14:34:52

5 dicas para começar atividades físicas e evitar lesões nos primeiros meses

Nos últimos 5 anos, a prática de atividades físicas no Brasil cresceu 12%; antes de começar qualquer atividade é recomendado procurar um profissional especializado para um check-up

Fonte: AG Noar

Nos últimos 5 anos, a prática de atividades físicas no Brasil cresceu 12% e quase 34% dos brasileiros já praticam algum tipo de exercício regularmente. Porém, para iniciar uma atividade física é preciso alguns cuidados e medidas preventivas.

Segundo a especialista Aline Caniçais, fisioterapeuta do Departamento de Aperfeiçoamento e Apoio Técnico da Ibramed, antes de começar qualquer atividade é recomendado procurar um profissional especializado para avaliar suas condições físicas. Para Aline, mesmo que a atividade seja casual, é necessário analisar a situação cardiorrespiratória e o preparo físico para entender como minimizar possíveis riscos com atitudes preventivas e equilíbrios musculares.

Para quem pretende começar a praticar uma atividade física, a fisioterapeuta listou algumas dicas; saiba como obter resultados satisfatórios e evitar as lesões ao iniciar uma atividade.

1. Estabeleça metas objetivas

Para ter ânimo e não desistir no meio do caminho, o novo atleta precisa definir quais são seus objetivos, as atividades físicas ou atitudes que irá escolher, seja emagrecer, melhorar o condicionamento físico, definir os músculos ou até evitar o estresse. Além disso, uma dica importante é começar devagar. Inicie caminhando e não correndo, por exemplo. Se escolher a musculação, comece pegando pouco peso para se acostumar gradativamente.

2. Não esqueça o alongamento

No intervalo das atividades físicas, o alongamento deve ser feito para manter uma boa saúde muscular, além de evitar problemas ortopédicos e dores musculares por conta de encurtamento.

3. Use a tecnologia a seu favor

Para quem está começando, uma dica é recorrer às tecnologias da fisioterapia. Já existem tratamentos que preparam os músculos para as atividades e potencializam os resultados. A Corrente Aussie, por exemplo, aplicada através de eletrodos na pele e que gera contração muscular, utiliza a estimulação sensitiva e motora, sendo indicada principalmente para o fortalecimento muscular.

"A Corrente Aussie é um importante aliado para quem vai iniciar uma atividade física, como academia, corrida ou crossfit, já que ajuda a evitar lesões usando metodologias específicas de ativação muscular", comenta.

4. Cuide da sua alimentação

A principal aliada dos exercícios físicos é a alimentação saudável. Procure um profissional da nutrição que lhe indicará uma dieta adequada para chegar ao seu objetivo, sem que haja excesso ou carência de nutrientes. A boa alimentação irá contribuir também para a sua imunidade, que ajudará a prevenir gripes e resfriados que podem atrapalhar o começo dos seus treinos.

5. Combine atividades

A especialista explica que uma boa dica é para potencializar seus treinos é combinar atividades, como por exemplo, praticar HIIT – treino de alta intensidade e curta duração e realizar uma sessão com o equipamento estético Heccus Turbo, que possui uma terapia combinada – que faz dois tratamentos simultâneos em uma única aplicação (sistema Duet). Com esse sistema é possível reduzir pela metade o tempo da sessão e eliminar cerca de 3 cm de líquido do corpo na primeira aplicação.

"A cavitação do Heccus aumenta o metabolismo por meio da ativação do sistema nervoso liberando adrenalina e ajudando no tratamento dos tecidos", finaliza.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados