ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Segunda-Feira, 30 de Março de 2020

05/03/2020 | 22:08:37

Bolsa Cidadania já beneficia 516 famílias de Araraquara

Cerca de 170 famílias receberam seus cartões para alimentação e explicações sobre qualificação profissional nesta quinta-feira (5), em solenidade no Centro Internacional de Convenção

Bolsa Cidadania já beneficia 516 famílias de Araraquara

Foto: Tetê Viviani

Mais 169 famílias foram recepcionadas nesta quinta-feira (5) para a terceira turma do Bolsa Cidadania, o Programa Municipal de Combate à Fome e Incentivo à Inclusão Produtiva, em solenidade no Centro Internacional de Convenção. Desde o início do programa, no ano passado, já são 516 famílias beneficiadas.

O Bolsa Cidadania tem como objetivo a transferência de renda para a compra de alimentos (por meio de um cartão) e a oferta de oportunidades de qualificação profissional e geração de renda, além do acompanhamento familiar nas áreas de assistência social, saúde e educação. A principal prioridade para integrar o programa é a situação de insegurança alimentar causada pelo desemprego.

“É um programa que ajuda a combater a fome no município. O desemprego desorganiza completamente as famílias. Eu não vou me conformar com a pobreza, com a miséria, com a fome. Isso não pode ser normal. Normal é viver em uma sociedade que estenda a mão quando a pessoa precisa”, afirmou o prefeito Edinho.

O prefeito ainda lembrou que o Bolsa Cidadania é um auxílio temporário e que critérios devem ser obedecidos. “Ontem [quarta] tive uma boa e uma má notícia. A má é que 41 pessoas foram desligadas do programa por não cumprirem os critérios. Não deixem os cursos, pois esses conhecimentos serão seus pelo resto da vida. Uma coisa ninguém nos tira: a educação. Também não permitam que os filhos saiam da escola”, destacou Edinho.

“Esse cartão é uma mão estendida para ajudar vocês a caminharem. Espero que vocês futuramente cheguem nos Cras [Centros de Referência da Assistência Social] e devolvam o cartão por não precisarem mais dele. Treze pessoas saíram do programa por não precisarem mais do cartão”, concluiu.

Segundo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, os beneficiários do programa devem frequentar cursos de capacitação, realizar acompanhamento de saúde e da assistência social e comprovar a frequência escolar de crianças e adolescentes que compõem o núcleo familiar.

A secretária da pasta, Jacqueline Barbosa, ressaltou a importância do Bolsa Cidadania no evento e destacou que uma comissão interna e uma externa fazem a fiscalização do cumprimento dos critérios exigidos. Além disso, Jacqueline apresentou dados sociais do município. “Hoje são 14.430 famílias no Cadastro Único, um crescimento de 2.000 famílias em um ano. Desse total, 7.254 famílias são elegíveis para o Bolsa Cidadania [pelo critério da renda per capita mensal de até 25% do salário mínimo”, explicou.

Qualificação
A coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, ressaltou a importância da qualificação profissional e anunciou uma palestra sobre segurança alimentar para o próximo dia 13, além de uma programação de cursos para o mês de abril. “Nós não podemos esperar soluções das outras esferas de governo”, disse, destacando a iniciativa do prefeito Edinho em criar o programa.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Lucas Grecco (PSB) parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “O governo está dando condições de sobrevivência e de comida na mesa de vocês. Se o Governo Federal acabou com os programas, a Prefeitura enviou esse projeto [de criação do Bolsa Cidadania] para a Câmara votar. E muitas pessoas estão sendo beneficiadas”, afirmou o parlamentar.

Em nome de todos os novos integrantes do programa, Andressa Cristina Ventura fez agradecimentos. “Parabéns ao prefeito Edinho pelo projeto que vai ajudar todos nós. Aproveitem essa oportunidade e participem de todas as atividades”, declarou.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Paulo Landim (PT), Thainara Faria (PT), Toninho do Mel (PT) e Roger Mendes (Progressistas); secretários, coordenadores e gestores municipais; além das famílias beneficiadas pelo programa.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se j?for cadastrado, ?s?

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados