ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quinta-Feira, 21 de Junho de 2018

25/01/2018 | 23:41:13

Com mais de 300 profissionais, mutirão da saúde começa no Selmi Dei

Peca (Programa Expedições Científicas e Assistenciais), parceria da Prefeitura com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, vai até a próxima terça-feira (30)

Com mais de 300 profissionais, mutirão da saúde começa no Selmi Dei

Foto: Celso Luís Gallo

Começou nesta quinta-feira (25) a 14ª edição do Peca (Programa Expedições Científicas e Assistenciais), mutirão de saúde que leva mais de 300 profissionais à região do Jardim Roberto Selmi Dei. As consultas estão concentradas na Escola Estadual Professora Maria Izabel Rodrigues Orso​ (Rua Dr. José Logatti, nº909)​. 

O prefeito Edinho visitou o local na manhã desta quinta para acompanhar o atendimento. O projeto vai até a próxima terça-feira (30), das 8h às 17h, e é uma parceria entre a Prefeitura, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Santa Casa de Araraquara. 

“Agradeço à Santa Casa de São Paulo, aos alunos, aos professores. Essa parceria vai ao encontro do esforço da Prefeitura em zerar as filas em nosso município”, declara Edinho, ressaltando o gesto solidário dos estudantes de Medicina que vieram a Araraquara, voluntariamente, para as consultas.

O atendimento médico​, por ordem de chegada,​ ocorre nas áreas de clínica médica, urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, pediatria, nutrição, fonoaudiologia, entre outras especialidades, além de consultas especializadas no NGA-3 (Núcleo de Gestão Assistencial), no Centro Especializado em Reabilitação e na Umed (Unidade Médica de Diagnóstico). Na Santa Casa, outras 30 cirurgias de hérnias e retirada da vesícula biliar serão realizadas. 

Para a coordenadora do Peca, Carolina Buonafine, o programa colabora para o desenvolvimento de “uma medicina mais humana e voltada ao paciente”. “Estou muito feliz pela realização da 14ª edição. É um sentimento de gratidão e felicidade. É um aprendizado multidisciplinar para os alunos, que foram acolhidos de forma muito boa”, afirmou no evento de lançamento oficial do mutirão, na noite de quarta-feira (24), no Centro Internacional de Convenção. 

Paulo Carrara, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, também revelou estar contente com a vinda do Peca para Araraquara. “Que a gente contribua com a cidade, ajude as pessoas, ajude o poder público.” 

O provedor da Santa Casa de Araraquara, Valter Curi, destacou a importância do hospital paulistano no início de sua gestão à frente da entidade, há dez anos. “Não é fácil fazer gestão em entidades filantrópicas do SUS [Sistema Únic​o de Saúde]. Nosso hospital deve demais à Santa Casa de São Paulo. Que vocês tenham uma ótima estadia aqui”, desejou o provedor. 

Representando a Secretaria de Saúde, o coordenador da Atenção Especializada, Edison Rodrigues Filho, elogiou a faculdade e os alunos pelo programa. “Quem vai ao mutirão são aquelas pessoas que precisam ser ouvidas, entendidas. A gente conta muito com vocês”, disse. 

​O vice​-presidente da Câmara, Tenente Santana (PMDB), parabenizou a faculdade e a Prefeitura pela iniciativa. "Os prefeitos têm se esforçado para minimizar os problemas da Saúde. Estou muito otimista. Quando a gente fala em realização de consultas e cirurgias, a gente fala de diminuição de sofrimento", pontuou. 

Ainda estiveram no lançamento do Peca os vereadores Paulo Landim (PT) e Lucas Grecco (PSB) e os secretários coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública) e Eloísa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social).

 

​​Mutirões 

O primeiro grande mutirão de consultas médicas na cidade ocorreu em novembro do ano passado, em parceria com a ONG Jornada da Saúde e com a Associação de Amigos e Ex-alunos da Faculdade de Medicina de Santo Amaro. Ao todo, foram cerca de 700 moradores de Araraquara atendidos, em ação que envolveu 100 voluntários ligados à faculdade.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados