ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Domingo, 24 de Junho de 2018

05/03/2018 | 21:29:49

Edinho assina doação de área ao Centro de Ciências da Unesp

Universidade utilizava o terreno, no Jardim Santa Lúcia, por meio de permissão de uso; ‘A Unesp é importante na vida da cidade de Araraquara’, diz o prefeito

Edinho assina doação de área ao Centro de Ciências da Unesp

Foto: Tetê Viviani

O prefeito Edinho assinou nesta segunda-feira (5) a doação da área do Centro de Ciências de Araraquara à Unesp (Universidade Estadual Paulista). O terreno, no Jardim Santa Lúcia, era da Prefeitura e estava sendo utilizado pela universidade por meio de uma permissão de uso. 

O projeto de lei que permite a doação definitiva do espaço à Unesp foi enviado pela Prefeitura no ano passado e aprovado pela Câmara Municipal. O terreno teve origem no loteamento que resultou no Jardim Santa Lúcia, em 1966. O prédio foi construído Governo do Estado de São Paulo como escola, posteriormente desativada e repassada para utilização da Unesp. 

“É uma tarde importante para a cidade de Araraquara pelo papel que a Unesp tem na comunidade, pela importância que a Unesp tem na vida da cidade de Araraquara. O fortalecimento desse espaço é fundamental”, afirmou Edinho. 

O prefeito lembrou que a Unesp é parceira do Município em outros projetos, como o cursinho pré-vestibular Cuca (Cursinho Unificado do Campus de Araraquara), a Incubadora de Empresas e os atendimentos odontológicos. “A Unesp é meu berço. Tenho orgulho de ser o primeiro prefeito de Araraquara formado na Unesp”, disse Edinho, que cursou Ciências Sociais. 

O vice-reitor da Unesp, Sérgio Nobre (representando o reitor, Sandro Roberto Valentini), agradeceu ao prefeito. “A gente fica muito feliz em saber que esse espaço passa a ser, oficialmente, da Unesp”, disse Nobre. “Queremos despertar o interesse do jovem pela ciência. Não faz sentido a gente ter o Centro de Ciências se não for para a população”, complementou. 

O diretor do IQ (Instituto de Química, que administra o local), Eduardo Maffud Cilli, agradeceu a Prefeitura e a Câmara pela doação. “Esse espaço vai continuar sendo da comunidade, da sociedade. Que os alunos venham para ter contato com a ciência”, disse o diretor. 

Representando a Câmara, a vereadora Thainara Faria (PT) afirmou que o Legislativo reconhece o trabalho desenvolvido pela universidade e que o Centro de Ciências tem papel importante, inclusive, no momento em que o jovem precisa escolher sua futura profissão. “Quero parabenizar o prefeito Edinho por encaminhar esse projeto de lei”, afirmou Thainara. 

A deputada estadual Márcia Lia (PT) também elogiou a iniciativa do Executivo. “São extremamente importantes as parcerias que a Prefeitura tem com a Unesp. O terreno já era usado pela Unesp, mas agora é dela em caráter definitivo”, salientou. 

Ainda estiveram no evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; as secretárias Clélia Mara dos Santos (Educação) e Eloísa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social); o supervisor do Centro de Ciências, Rodrigo Fernando Marques, entre outros professores, monitores e responsáveis pelo Centro de Ciências.

 

​​8 mil alunos por ano 

O Centro de Ciências da Unesp é um espaço de divulgação da ciência aberto à visitação de escolas, alunos, professores e à comunidade em geral, interessada em descobrir e aprender sobre a ciência. Fundado há 28 anos, tem média de 8 mil alunos visitando por ano. 

O espaço conta com laboratório de química e salas de astronomia, biologia, física, matemática e minerais (alguns experimentos traduzem fórmulas matemáticas e leis da física para exemplos concretos). Desde 1998, o Centro de Ciências está no Jardim Santa Lúcia (Avenida Bernardino Arantes de Almeida, s/n).

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados