ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019

14/11/2013 | 02:59:00

Feriado da Consciência Negra promove reflexão sobre igualdade racial

Feriado da Consciência Negra promove reflexão sobre igualdade racial

Foto: Ilustração

“Africanizar ainda é preciso!” – este é o tema das atividades realizadas em novembro pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a fim de dar visibilidade ao dia 20 de novembro, data que é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Do dia 15 ao dia 23 de novembro, diversas atividades serão realizadas gratuitamente a fim de promover a reflexão para a igualdade racial. De acordo com Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, as atividades visam fortalecer o trabalho realizado ao longo do ano, “mas sabemos que a verdadeira consciência se trabalha todos os dias e não só em novembro. Temos obtido alguns avanços, mas precisamos progredir mais. A invisibilidade do negro ainda é latente. Temos que ter negros ocupando os espaços de poder e ver reconhecida a nossa competência. Precisamos do apoio de todos na luta por igualdade”.

Uma atividade esportiva, o 5º Fut Afro, marca a programação do dia 15, às 10 horas, com um jogo entre os “Amigos do Centro Afro” e os “Alunos Africanos”, no Clube Nossa Caixa. O evento é organizado pelo Centro de Referência Afro Mestre Jorge.

O curta-metragem “Carolina” é a atração do dia 18, às 18h30, no Centro de Referência Afro. Após a exibição do curta, a Colméia Cultural também promove a palestra com o cineasta e militante da causa negra no cinema brasileiro Jeferson De, com o tema “A (in)visibilidade do negro na mídia”.

No dia 19 as atividades serão realizadas no Espaço Cultural de Américo Brasiliense, sob organização da Prefeitura de Américo, a partir das 19 horas. A idéia é promover atividades de reflexão com alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, com exibição de um vídeo e palestra.

No dia 20, Dia da Consciência Negra, a programação tem início com a 7ª Marcha Regional da Consciência Negra, às 14 horas, com concentração em frente ao Paço Municipal. As atividades, realizadas pelo Centro de Referência Afro e a Fundação Cultural Palmares, incluem apresentação de monólogo com Gill Cavalcanti, música com o DJ Ziza (do programa Mistura Fina), culto inter-religioso, presença de autoridades e distribuição de camiseta. A Marcha tem previsão de ser iniciada às 14h30 pela Rua Nove de Julho, com término às 16 horas, na Praça Santa Cruz.

Após a Marcha, as atividades continuam no Pavilhão do Cear, com shows musicais. Estão confirmados os shows de Sambabilidade, Junior Barros, Família Ousadia, além de outras atrações.

A partir do dia 21, na Câmara Municipal, será aberta a exposição “Um negro olhar sobre a nossa Morada”, com alunos do curso de fotografia do Centro de Referência Afro. A abertura da exposição será às 16 horas.

A Estação Ferroviária entra na programação comemorativa ao Dia da Consciência Negra com um evento especial que será realizado no dia 21, a partir das 18h30. Será a “Noite Afro”, que irá reunir em um evento, um desfile de moda étnica juntamente com apresentações das Oficinas Culturais do Centro Afro.

A entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares acontece no dia 22, às 19 horas, no Palacete das Rosas, numa realização da Câmara Municipal e do Centro de Referência Afro. Nesta edição, o treinador de atletismo José Luís Bonifácio (Boni) é o homenageado.

Para encerrar a programação, no dia 23, às 16 horas, no Centro de Referência Afro, será exibido e debatido o documentário “Raça: um filme sobre igualdade”, de Joel Zito Araújo.

Vale destacar que no dia 26 será finalizada a Oficina Pedagógica que vem sendo ministrada pelo professor Sérgio Santos aos profissionais da Educação. A atividade desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, também aconteceu nos dias 05 e 12.

Ao longo dos últimos cinco anos, no governo do prefeito Marcelo Barbieri e a equipe da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial vêm trabalhando para promover a igualdade racial, desenvolvendo políticas públicas com objetivo primordial de valorizar e respeitar todas as crenças, etnias e culturas. “Seguindo este propósito, ressaltamos no mês da Consciência Negra a importância de resgatar a Africanidade existente em cada um de nós e relembrarmos, cada vez mais, a importância do herói negro Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695”, lembrou Alessandra.

No dia 20 de novembro, os órgãos municipais estarão fechados, funcionando apenas os serviços essenciais.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se j?for cadastrado, ?s?

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados