ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019

01/10/2019 | 02:55:11

Fundo das Instituições Sociais de Araraquara, o Fisa, inaugura nova sede

Imóvel foi cedido pela Prefeitura por dez anos e fica na Vila José Bonifácio; solenidade marcou a entrega do imóvel no sábado (28)

Fundo das Instituições Sociais de Araraquara, o Fisa, inaugura nova sede

Foto: Pedro Junqueira

O Fisa (Fundo das Instituições Sociais de Araraquara) passa a ter uma sede própria, que fica na Rua Tupi, nº 999, Vila José Bonifácio (ao lado do Santa Angelina). Na manhã de sábado (28), um ato marcou a cessão do espaço da Prefeitura para a entidade.

O imóvel pertence ao Município e foi objeto de permissão de uso, conforme Decreto nº 11.770, de 7 de agosto de 2018, a fim de que o Fisa tivesse sua sede própria. O local possui 369 m² e a permissão de uso foi outorgada pelo prazo de dez anos.

“Esse é um passo importante para a consolidação do Fisa, que ficou inativo entre 2013 e 2017 e foi reativado oficialmente por um pedido meu, por conta da retomada da Facira. Agradeço muito à presidente do Fisa, Rosana Coelho, que é a grande responsável por essa retomada e também pela conquista da nova sede. Foi graças ao esforço dela que conseguimos ceder esse espaço para que a instituição continue prestando importante serviço para a cidade”, afirmou o prefeito Edinho.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, destacou o trabalho realizado pelo Fisa. “Essa união que vocês têm com as entidades é muito importante para a cidade de Araraquara. Continuem fortalecendo o Fisa e todas as instituições. Desejo muito sucesso e parabéns pela conquista”, declarou Damiano.

A presidente do Fisa, Rosana Coelho, agradeceu à Prefeitura e a todos os colaboradores que ajudaram na reforma da nova sede. “Não foi fácil chegar até aqui. Agradeço a todos os empresários, os colaboradores, os voluntários. A gente nunca deve perder a esperança de nada”, disse Rosana.

Ainda estiveram no evento o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino; a 1ª tenente Caroline de Freitas, representando o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente-coronel Adalberto José Ferreira; além de representantes de entidades e associações.


História e atuação
O Fisa trabalha pelo fortalecimento das instituições filantrópicas de Araraquara e do voluntariado, promovendo ações que contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária.

São 26 instituições filiadas ao Fisa atualmente. São entidades como CVV, Ampara, Kibutz, Lar Juvenil, Somos Noéis, Casa da Sopa Morada de Luz, Associação Jardim das Hortênsias, Eurípedes Barsanulfo, Gaspa, Redenção, Nosso Ninho, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês, Casa Caibar Schutel e Sacrário do Amor, entre outras.

O Fisa participa da Festa da Solidariedade promovida pela Prefeitura, por meio do Fundo Social, em todos os meses de agosto. Além disso, o Fisa também recebe, junto com o Fundo Social, repasse de 12% dos valores dos estandes comercializados para as empresas durante a Facira.

A fundação do Fisa ocorreu em 1985, quando o Fundo Social de Solidariedade (presidido pela então primeira-dama, Dora Galvão Medina) e o Conselho de Assessoramento do Fundo Social, em parceria com 26 entidades assistenciais, decidiram criar a instituição Feira das Instituições Sociais de Araraquara.

Em agosto de 1986, após a terceira Feira das Instituições Sociais, foi realizada na Casa da Cultura uma assembleia geral que decidiu reformar o estatuto, com a criação do Fundo das Instituições Sociais de Araraquara.

Em outubro de 1989 foi proposta a participação da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara) como parceira da 10ª Fisa; surgia, assim, a Facira (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara), realizada no Gigantão.

Em março de 1990, a então presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carmem De Santi, sugeriu a mudança da data da feira para o mês de agosto, incorporando-a ao calendário de festividades do aniversário da cidade.

No ano seguinte, o novo presidente eleito para a Facira, Wagner Martins, propôs a mudança da feira para os pavilhões da antiga Fepasa, no atual Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região).

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se j?for cadastrado, ?s?

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados