ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017

18/05/2017 | 21:42:57

Gota celebra Dia Nacional da Doação de Leite Humano

Data é comemorada nacionalmente. Em Araraquara, a lei é de autoria do vereador Rafael de Angeli

Gota celebra Dia Nacional da Doação de Leite Humano

Nesta sexta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional e também Municipal da Doação de Leite Humano. A data simboliza a união de esforços para a preservação da vida de milhões de crianças. E para comemorar e conscientizar as mães sobre a importância da doação, a Maternidade Gota de Leite promoverá uma série de atividades, visando incentivar esse ato de amor que ajuda a salvar vidas. A lei municipal é de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB) e foi sancionada recentemente pelo prefeito Edinho. 

Na sexta, às 9h, está programada uma visita ao Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite. Às 9h30, as participantes assistirão a uma palestra sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno. Na sequência, às 10h, as mães participarão de uma confraternização para trocarem experiências. 

No sábado (20), às 9h30, acontecerá nova palestra sobre amamentação e doação de leite humano. Às 10h, está prevista uma atividade de relaxamento e, às 10h30, uma confraternização. 

A programação é voltada a puérperas internas, doadoras cadastradas no Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade, gestantes da rede municipal de saúde e mulheres interessadas em doar leite humano. Não é necessário se inscrever previamente. 

A nutricionista da Gota de Leite, Natalya de Souza Borges, destaca a importância da doação do leite materno. “Bebês que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável”, diz. 

Natalya convida as mulheres que amamentam a fazerem a doação e ressalta que a necessidade de leite humano é grande já que o estoque do Posto de Coleta é baixo para atender todos os bebês que precisam. “Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e na doação”, explica. 

O leite que chega ao Posto é destinado às crianças da UTI Neonatal da Maternidade Gota de Leite e do Hospital São Paulo. São priorizados os bebês prematuros ou que estão abaixo do peso e não sugam. Um litro de leite humano pode alimentar até dez bebês internados por dia. 

Benefícios do leite materno para o bebê - O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, por isso ele é importante para todos os recém-nascidos, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com o leite materno, o bebê ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções, diarreias e alergias. 

Benefícios da amamentação para as mães - Ao amamentar, a mulher perde mais rápido o peso que ganhou durante a gestação, diminui o sangramento do útero (que ocorre por um período após o parto) e reduz as chances de desenvolver câncer de mama e de útero. Além disso, a amamentação fortalece o vínculo emocional com o bebê.

 

Como doar 

A primeira doação deve ser previamente agendada com a equipe do Posto de Coleta, pois é realizada na Gota de Leite, localizada na Rua Carlos Gomes, 1.610, no Centro. As coletas seguintes podem ser feitas em casa, com o kit fornecido pela Maternidade. A equipe dará as orientações necessárias e entrará em contato com a doadora para marcar o dia para pegar o frasco de leite congelado. 

Antes da doação, a doadora passará por uma triagem e fará uma ficha de cadastro. É necessário também apresentar a carteirinha da gestante e exames de HIV, VDRL, Hepatite B e Hepatite C. 

O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, com horários pré-agendados para triagem e doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-1530.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados