ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Domingo, 24 de Junho de 2018

05/03/2018 | 21:14:59

Irmã Edith: ume referência para todos nós

Irmã Edith: ume referência para todos nós

Com grande tristeza, recebi agora pela manhã a notícia do falecimento, aos 84 anos, da irmã Maria Edith da Costa, a querida irmã Edith, um símbolo de vivência da fé e da solidariedade humana. 

Conheci a irmã Edith quando fazia parte do grupo de jovens da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, na década de 80, quando ela nos chamava para o trabalho social, estimulando a todos para um caminho de fé transformadora, de reflexão, mas de muita ação. 

Irmã Edith era de Piracicaba, entrou para a congregação das irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição ainda adolescente, foi formada em História, Filosofia e Teologia, e integrou a equipe de Dom Evaristo Arns, em São Paulo, nas Pastorais da Juventude e Educacional. 

Em Araraquara, foi a pessoa que mais lutou para que a população de Araraquara tivesse conhecimento, criou, em 1.999, o PROEAJA (Programa de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos), garantindo educação e alfabetização para milhares de pessoas. Certamente, o trabalho realizado por ela a frente da alfabetização de jovens e adultos permitiu que muitas pessoas tivessem formação, conhecimento, e por consequência, acesso ao mercado de trabalho. Seu trabalho deu mostras concretas de que é possível construir uma sociedade mais justa, inclusiva. Ela só se afastou do programa em 2012, devido aos problemas de saúde. 

Uma mulher de fé, religiosa, que tinha grande paixão pela música, foi por toda a vida envolvida com as questões sociais, dedicando mais de 60 anos para aqueles que mais precisam. Um símbolo de solidariedade humana. 

Sua partida deixará muitas saudades em todos nós, que nos inspiramos pela sua fé, e pela grandeza de suas atitudes. 

Meus sinceros sentimentos aos familiares, às suas irmãs Maria de Lourdes da Costa e Benta Martins, aos amigos e todos que conviveram com a irmã Edith. De forma muito especial, toda a minha solidariedade as suas irmãs de vida, a todas as religiosas da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição. Decretei luto oficial de três dias como reconhecimento pela sua história.

 

Edinho Silva

Prefeito de Araraquara

 

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados