ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Domingo, 22 de Julho de 2018

04/07/2018 | 19:33:28

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos iniciam no dia 10 de julho

Aulas do Ensino Fundamental na modalidade EJA do projeto são oferecidas semestralmente em Araraquara a candidatos maiores de 15 anos

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos iniciam no dia 10 de julho

A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal da Educação, Rosane Araújo, destacou nessa terça-feira (3) a oportunidade oferecida às pessoas que por algumas razões não conseguiram concluir o ensino fundamental. 

Durante entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, Rosane também explicou como a EJA funciona na cidade, bem como o período de matrículas para os cursos de Ensino Fundamental e das aulas. 

“A EJA é uma modalidade de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação que, em Araraquara, visa atender as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir normalmente seus estudos na idade própria. São atendidos pela Secretaria Municipal de Educação alunos que já tenham completado 15 anos de idade e não conseguiram concluir regularmente os seus estudos – de 1ª a 8ª série”. 

Ainda segundo Rosane, existem duas unidades da EJA na cidade: a do Centro, na Rua Voluntários da Pátria, no prédio que abrigava o Lar Nossa Senhora das Mercês, e no Caic Rubens Cruz, no Selmidei IV.

 

Matrículas de julho 

“As matrículas para o próximo semestre estarão abertas entre os dias 10 e 31 deste mês de julho para os cursos que têm início em agosto”. Para se matricular, o candidato precisa ter 15 anos para os cursos do Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio, que neste caso é oferecido na cidade pela Rede Estadual de Educação. 

Também é necessário se apresentar com cópia da certidão de nascimento, de RG e comprovante de endereço residencial, além de duas fotos. 

Os cursos da EJA são realizados semestralmente e cada série equivale a esse mesmo período. “Vale destacar que o estudante pode dar sequência ao curso a partir da série em que parou de estudar”, explica a gerente. 

De acordo ainda com ela, para os cursos semestrais as matrículas são feitas nos finais do ano e no mês de julho. 

As aulas começam, respectivamente, em fevereiro e agosto, com as datas divulgadas de várias formas, inclusive nos ônibus do transporte coletivo, para ninguém perder a inscrição.

 

Oportunidades 

Rosane Araújo reitera que a EJA oferece a oportunidade para todos os que pretendem completar seus estudos. Ao final do curso, os alunos receberão os certificados de conclusão, da mesma forma que os das escolas do ensino regular. 

Vale ressaltar que até quem nunca foi à escola regularmente também pode estudar na Educação de Jovens e Adultos em Araraquara, cujos estudos são de 1ª a 4ª série. 

A gerente da EJA acrescenta que existe outro programa em Araraquara, o Proeaja, que em parceria da Prefeitura com a Ong também atende a população em diferentes bairros.

 

No ar 

O ‘Canal Direto com a Prefeitura’ é apresentado ao vivo, às 18h30, de segunda a sexta-feira, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, sempre com um representante do governo interagindo com internautas.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados