ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019

29/10/2019 | 22:15:53

Obra do Racionais MC’s é tema de aula pública na cidade

Aberta a estudantes de Araraquara, aula será ministrada nesta quarta-feira, das 14h às 17h, na Biblioteca Mário de Andrade

Obra do Racionais MC’s é tema de aula pública na cidade

Com apoio do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, órgão da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, os professores Vanessa Ventura, doutoranda em Letras pela Unesp de Araraquara, e Geander Barbosa, doutorando em Ciências Sociais, também pela Unesp de Araraquara, ministrarão uma aula pública gratuita, aberta a estudantes interessados em Literatura Marginal.

A aula, cujo tema é a obra “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, considerado o maior grupo de rap do Brasil, será ministrada nesta quarta-feira (30), das 14h às 17h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, localizada no Centro de Araraquara.

Vale destacar que o álbum do Racionais MC’s (“Sobrevivendo no Inferno”), também publicado em livro, foi recentemente adicionado à lista de obras obrigatórias para o vestibular da Unicamp, na categoria poesia.

O fenômeno que recebe o nome de Literatura Marginal surgiu em 1970 no Brasil, onde escritores moradores das periferias de grandes metrópoles mostram suas ideias e pensamentos através do meio literário.

O coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura, Luiz Fernando Costa de Andrade, avalia positivamente a aula. “Não só pela importância do tema e a relevância e respeito que vem ganhando nos meios acadêmicos, mas por também por possibilitar, por meio do Centro de Referência Afro, uma articulação que visa propiciar ao público geral a possibilidade de participar de uma ação que visa subsidiar e preparar estudantes que participarão do Vestibular”, acrescenta.

Ainda de acordo com Luiz Fernando, o álbum e livro 'Sobrevivendo no Inferno' dos Racionais MC's é um marco para a discussão racial, social, cultural periférica no Brasil, onde discussões diversas relacionadas aos temas de interesse também dessa pasta da política pública vão poder ser apresentadas e desenvolvidas por pessoas preparadas tecnicamente e engajadas politicamente nessas mesmas pautas.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se j?for cadastrado, ?s?

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados