ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018

08/03/2018 | 20:42:02

‘Patrulha Maria da Penha’ é mais um avanço para as mulheres, diz Edinho

No Dia Internacional da Mulher, Prefeitura lança projeto que aumenta a proteção às mulheres que possuem medida protetiva

‘Patrulha Maria da Penha’ é mais um avanço para as mulheres, diz Edinho

Foto: Tetê Viviani

Em evento no Paço Municipal, a Prefeitura lançou a “Patrulha Maria da Penha” e o programa “Agora é o Momento: Mulheres que Transformam”, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

A programação “Mulheres que Transformam” inclui uma lista de exposições, projetos, palestras, serviços e atividades de lazer, voltada às mulheres, que será desenvolvida nos bairros de Araraquara — toda a programação está no site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br.

Já a “Patrulha Maria da Penha” irá disponibilizar uma viatura específica da Guarda Municipal, com duas guardas mulheres, para circular nos locais em que mulheres que possuem medida protetiva precisem de maior segurança.

“Araraquara dá um passo muito importante ao lançar a patrulha, que será permanente. Nenhuma mulher vai se calar se essa patrulha sair das ruas. É uma iniciativa que vai mudar a vida das mulheres mais fragilizadas, que mais precisam de políticas públicas”, disse o prefeito Edinho.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Amanda Vizoná, lembrou que 2 mil boletins de ocorrência por ano, por violência contra a mulher, são expedidos em Araraquara. “A luta persiste. O Centro de Referência da Mulher, em parceria com a Assistência Social, está indo às comunidades, mais perto das mulheres. A pauta das mulheres é prioridade no nosso governo”, relatou. “Temos muito a conquistar, mas tenho certeza de que será um março especial para todos nós”, concluiu Amanda. 

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, afirmou que a patrulha dará sensação de “segurança, de direito de proteção às mulheres”. “Temos um governo articulado e coordenado no atendimento às mulheres. Temos transferir o que está no papel para a realidade delas”, analisou. 

Para o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, a patrulha traz “maior segurança e confiabilidade”. O secretário de Justiça e Cidadania, Sérgio Médici, elencou direitos constituídos pelas mulheres ao longo da História e falou sobre o projeto. “A Guarda Municipal não vai prender. Vai circular perto das mulheres que precisam de proteção.”


Acolhimento


Juliana Zaccaro, comandante da Guarda Municipal, também explicou como irá funcionar a patrulha. “É mais um caminho para a gente auxiliar as mulheres vítimas de violência. Um olhar diferente, acolher, também levar solidariedade”, relata. 

Representando a Câmara, a vereadora Thainara Faria (PT) elogiou o trabalho da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Emocionada, ela relatou um caso particular, sofrido em sua família. “Se tivesse uma patrulha como essa antes, eu não teria passado tantos problemas dentro de casa.”

A deputada estadual Márcia Lia (PT) lembrou que as mulheres ocupam apenas 10% dos cargos no Executivo e no Legislativo em todo o Brasil. “Não é fácil a tarefa de ser mulher exercendo papéis em espaços de poder. É uma luta em que a gente precisa colocar todas as nossas forças contra o machismo”, disse Márcia, parabenizando a Prefeitura pela programação.

Mariana Tezini, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, parabenizou a Prefeitura pela programação e todas as mulheres pelo 8 de março. “Onde a gente põe a mão, a gente transforma”, disse.

Ainda participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; os vereadores Edson Hel (PPS), Roger Mendes (PP) e Lucas Grecco (PSB), além de secretários municipais, coordenadores e outros servidores da Prefeitura.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados