ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 20 de Fevereiro de 2018

08/02/2018 | 22:23:13

Prefeitura lança campanha “Carnaval sem assédio”

Prefeitura lança campanha “Carnaval sem assédio”

Uma campanha da Prefeitura de Araraquara – realizada por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular - chega durante o Carnaval da Paz e Cidadania 2018 para conscientizar sobre a importância do combate ao assédio contra as mulheres. 

O objetivo, de acordo com a coordenadora da área, Amanda Vizoná, é oferecer apoio e acolhimento às mulheres que forem vítimas de assédio e conscientizar os homens sobre a importância do respeito ao corpo da mulher. 

Segundo ela, a campanha alerta os foliões sobre o assédio contra a mulher durante o Carnaval, período em que o número de denúncias desse tipo aumenta. Por conta do machismo, a mulher ainda é a maior vítima de violência e, por isso, a campanha foca combater as inúmeras formas de assédio que acontecem nas festas carnavalescas. 

Um grupo de artistas percorrerá os pontos de carnaval de rua da cidade dialogando sobre o que é ou não assédio e divulgando os serviços do Centro de Referência da Mulher que estará funcionando através do plantão 24 horas. A intervenção artística visa conscientizar a população de forma lúdica sobre os direitos da mulher. 

O objetivo é mostrar que paquerar, beijar e se divertir faz parte da folia do Carnaval, porém há uma condição imprescindível: é preciso respeitar a vontade das mulheres.  A palavra chave da folia é “consentimento”. 

Puxar a menina, beijá-la à força, agarrá-la, xingá-la, passar a mão - entre outros atos comuns no Carnaval - são formas de violência que não podem ser toleradas por uma sociedade que respeita as mulheres.

 

Rede de apoio

Amanda lembra às mulheres que mesmo no Carnaval elas não estão sozinhas, relembrando que a rede de proteção permanece em funcionamento. “Além disso, o objetivo também é dialogar com os homens sobre a necessidade urgente de rever comportamentos e atitudes para que não sejam violentos e nem compactuem com a violência, caso a presenciem. Todos podem fortalecer esta rede de apoio, pedir ajuda e denunciar”, esclarece a coordenadora. 

Assim, a ideia é que homens e mulheres lutem contra o assédio se conscientizando. Os participantes, ao receberem o adesivo, além de colar para divulgar a campanha, também podem tirar uma foto e marcar nas redes sociais: #carnavalsemassedio no Facebook oficial da Prefeitura de Araraquara.

 

Denúncias

As mulheres que se sentirem violadas podem fazer as denúncias pelo telefone 180 ou procurar o plantão 24 horas do Centro de Referência da Mulher para que sejam acolhidas e orientadas, pelo fone (16) 99762- 0697. A Delegacia da Mulher estará fechada no Carnaval, mas a do Plantão da Polícia Civil poderá atender os casos de violência e registrar os BO’s.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados