ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018

06/10/2015 | 02:13:59

Procon sugere pesquisa de preços para Dia das Crianças

Segundo órgão de defesa do consumidor araraquarense, sempre é possível detectar diferenças de preços de um mesmo produto

Procon sugere pesquisa de preços para Dia das Crianças

Atendimento no Procon Araraquara. Órgão orienta sobre compras para o Dia das Crianças

Foto: Sergio Pierri

Com a aproximação do Dia das Crianças (12 de outubro), o Procon Municipal reforça a dica para os consumidores em Araraquara: pesquise antes de efetuar suas compras, físicas ou mesmo online, porque normalmente existem diferenças de preços entre os mesmos produtos. 

Além de sugerir a pesquisa, o Procon também dá dicas sobre como o consumidor pode fazer valer os seus direitos na hora de adquirir um produto, ou como agir em caso de defeito ou de arrependimento pela compra, que vale também na contratação de serviços não feitos na loja física ou pessoalmente. 

“Com certeza, o consumidor que pesquisa antes de comprar sempre vai encontrar diferenças de preços de um mesmo produto, como verificou a Fundação Procon-SP no levantamento sobre brinquedos”, reforça Rodrigo Martins, coordenador municipal do Procon Araraquara. 

Segundo Rodrigo, o consumidor que for fazer uma compra numa loja física também deve observar que o preço à vista tem que estar obrigatoriamente nos produtos, seja nas gôndolas ou vitrines. 

Também é preciso se atentar para quando definir a forma de pagamento: se for feita via cartão – débito ou crédito à vista – o valor não pode ter acréscimo.

 

Outras observações 

Todo produto durável, assim como os serviços prestados, tem garantia legal de 90 dias. Após esse período, o fornecedor pode oferecer a garantia contratual, apresentada por escrito com prazo por ele determinado. 

Já a garantia estendida pode ser oferecida desde que não fique caracterizada como venda casada, o que é vedado por lei. Neste caso, o consumidor precisa ficar atento para não ceder à pressão do vendedor. Ninguém é obrigado a contratar a garantia estendida. 

Vale destacar que a lei não prevê a troca de produtos, apenas o seu reparo no máximo em 30 dias. Em caso de não cumprimento desse prazo, o consumidor tem direito a um produto novo ou à devolução dos valores pagos. 

Em relação à desistência da compra, de mercadorias ou serviços, o prazo é de sete dias, no caso específico de compras ou contratação feita por telefone, via internet ou em domicílio. 

O Procon lembra ainda que as contratações de serviços ou reclamações sobre problemas em produtos feitas via telefone têm que ser registradas com o número do protocolo, além da data, horário e o nome do atendente.

 

Mais dicas 

No site da Fundação Procon-SP (www.procon.sp.gov.br), o consumidor encontra a relação de lojas online não recomendadas para compras. 

Também está disponível um ranking de atendimento no Estado de São Paulo com o nome das empresas que mais recebem reclamações dos consumidores em relação aos serviços prestados ou produtos oferecidos. 

Em Araraquara, o Procon atende de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 17h, no andar térreo do Paço Municipal, localizado na Rua São Bento, nº 840, no Centro. 

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados