ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018

19/04/2018 | 19:48:45

Professores terão workshop de bonecas indígenas para ampliar o conhecimento e valorizar a cultura indígena

A Secretaria Municipal da Educação promove um workshop das bonecas indígenas Karajás no próximo dia 26 de abril, com a artesã Ana Magnani, exclusivamente para agentes educacionais e professores da Educação Infantil da Rede Municipal. As inscrições para as 30 vagas serão abertas na segunda-feira, 23 de abril e os interessados devem se inscrever pela internet. 

O workshop será realizado no Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação "Prof. Paulo Freire" - CEDEPE, das 19 às 22 horas, tendo como objetivo promover reflexões e desconstruir preconceitos e estereótipos acerca da imagem do indígena brasileiro tão arraigada na historiografia e literatura escolar do "indígena como ser genérico, onde as pluralidades das identidades étnicas ficam complemente apagadas"; e ampliar o conhecimento da diversidade, história, memória e cultura dos povos indígenas. 

Enquanto a boneca Karajá estiver sendo confeccionada em cerâmica, os professores e educadores participarão de debates e explanações com exibições de imagens e vídeos, a fim de aproximá-los dos atuais debates da historiografia relacionada ao tema e sobre a Lei 11.645/08. Vale lembrar que, neste ano, a referida Lei completa dez anos, por meio dela se torna obrigatório o ensino de história e cultura indígena, esta Lei por sua vez, reitera o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, anteriormente já estabelecidos. 

A atividade prática das bonecas Karajá, ligada à temática indígena, deve ser uma forma de envolver aos alunos, já que a boneca - como forma de expressão de identidades - poderá ser utilizada em sala de aula para contribuir na aprendizagem da criança, facilitando a formação de sua identidade, desenvolvendo sua alteridade e, consequentemente, a aceitação e respeito pelo outro. A confecção da boneca irá contemplar as identidades corpóreas indígenas, facilitando, desta maneira, as discussões sobre cultura indígena em ambiente escolar. 

Assim, a oficina pretende contribuir para formação de novos conhecimentos sobre o tema, ampliação do repertório dos profissionais da educação e a consequente necessidade de educar os alunos para a diversidade étnica existente no Brasil e, ainda, promover reflexões sobre a intolerância e o preconceito. A partir do confeccionar e brincar, os educadores poderão repensar seus conteúdos e práticas sobre a História Indígena, oferecendo subsídios para o trabalho em sala de aula. 

Brincando com bonecas indígenas, as crianças terão a oportunidade de explorar esse universo num contexto de brincadeira e ludicidade, cuja intenção é educar para o respeito à diferença que vai se constituindo pela intervenção pedagógica do ato de brincar em interação entre crianças e educadores. 

O link para a inscrição é: https://goo.gl/forms/QfmGqa8rX1Wn191q2.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados