ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 11 de Dezembro de 2018

04/12/2018 | 20:27:37

Programa Territórios em Rede tem balanço de seis meses

Gestora Celina Garrido enumera série de projetos apresentados nesse período para atender população de vários bairros

Programa Territórios em Rede tem balanço de seis meses

A gestora do programa ‘Territórios em Rede’, Celina Garrido, apresentou na última sexta-feira (30), no programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, um balanço das ações realizadas nos últimos seis meses em Araraquara. Lançado em junho deste ano pela Prefeitura, com foco na articulação e fortalecimento da rede intersetorial de proteção social, o programa envolve várias secretarias municipais para atender diversos bairros da cidade. 

São seis os ‘Territórios de Rede’ elencados pelo governo do prefeito Edinho em bairros de maior vulnerabilidade social: Cruzeiro do Sul, Hortências, Cecap, Parque São Paulo, São Rafael e Valle Verde. 

“A ideia é fortalecer os equipamentos já existentes, como as unidades de Saúde e de Cras (Centros de Referência da Assistência Social) para o atendimento a uma população de cerca 75 mil pessoas e para que elas tenham acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura”, explicou a gestora. 

Ainda de acordo com Celina, nesses primeiros seis meses, cerca de vinte projetos foram realizados, principalmente por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, via Coordenadoria de Economia Solidária; e das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, de Saúde, de Cultura, e de Esportes e Lazer. 

Também integram os projetos as Secretarias Municipais de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e a de Obras e Serviços Públicos.

 

Realizações 

A gestora enumerou uma série de realizações do ‘Territórios em Rede’. Um dos focos principais do programa, conforme disse, foi o atendimento de crianças e adolescentes em Saúde Mental, com ações em parceria com o Espaço Crescer, além de unidades educacionais e dos Cras. 

A Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública realizou campanhas sob o tema Cidadania, com mais de 3 mil atendimentos. 

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (ligada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) beneficiou cerca de 300 famílias por mês, com a distribuição de kits de hortifrutis. Também realizou ações de incentivo à alimentação saudável, com palestras e oficinas que registraram mais de 400 atendimentos. 

As Secretarias de Cultura e de Esportes e Lazer ampliaram, respectivamente, as Oficinas Culturais e as Escolinhas de Esportes e foi instalado o 1º Centro de Cultura Digital, no Jardim São Rafael, via Coordenadoria de Economia Solidária. Essa Coordenadoria também atuou com grupos com foco em geração de renda, a partir da participação coletiva, nos bairros Parque São Paulo e Jardim das Hortênsias. 

E mais: o Fundo Social atuou na formação de representantes de entidades sociais sobre gestão de projetos, entre outras mobilizações.  “O ‘Território em Rede’ já se tornou lei municipal e, com isso, deve ganhar maior força a partir de 2019”, acrescentou Celina Garrido.

 

Canal direto 

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar ao vivo de segunda a sexta-feira, às 18h30, na TV Web Participativa, via página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, sempre com um representante do governo.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados