ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Terca-Feira, 19 de Setembro de 2017

12/04/2017 | 20:05:14

Projeto de agricultura sustentável será implantado nos Assentamentos

Projeto de agricultura sustentável será implantado nos Assentamentos

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva da Agricultura vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, pretende implantar projetos de aquaponia nos assentamentos da cidade. A coordenadora municipal da Agricultura, Silvani Silva, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 12, o projeto Aqua Nature para conhecer o sistema considerado um novo caminho dentro da agricultura sustentável. 

A idealizadora do projeto Aqua Nature, Jussara Sutani explica que a aquaponia consiste de uma combinação da criação de peixes e cultivo de hortaliças, ambos crescendo de forma integrada. “O resíduo dos peixes é utilizado como fonte de nutrientes para as hortaliças e estas são um filtro natural da água onde vivem os peixes”. A nutrição natural proporcionada pela piscicultura dispensa o uso de fertilizantes industriais. 

Ela destaca também que o sistema é considerado agroecológico por ter um baixo consumo de água, energia e não produzir quase nenhum resíduo. “A gente tem um baixo custo de água, porque a água fica circulando no sistema e tem pouca perda. Só é necessário repor a água perdida por evaporação”. Outra vantagem é que o sistema não utiliza agrotóxico e produtos químicos que podem fazer mal a saúde. 

Além disso, o sistema requer baixo investimento e proporciona rápido retorno financeiro. “O agricultor precisa fazer um investimento inicial com a parte estrutural do projeto, porém já começa a ter retorno financeiro no primeiro mês com a venda das hortaliças”, aponta a responsável do projeto. Ela salienta que depois de montado, o agricultor só terá uma pequena despesa mensal com água e energia elétrica, “O sistema demanda pouca mão de obra, as mudas de hortaliças podem ser produzidas dentro do próprio sistema, assim como os alevinos dos peixes”.      

O retorno financeiro vem com a venda de hortaliças e dos peixes, tanto ornamentais como para consumo humano, “Aqui nós produzimos diferentes tipos de alface, cebolinha, morango, entre outras hortaliças. Temos também criação de tilápias, lambaris, carpas e outros peixes ornamentais e para consumo”, informou Jussara. 

Silvani destacou que a intenção é levar cada vez mais projetos como esse para os Assentamentos da cidade. “São projetos sustentáveis e que dão um bom retorno financeiro para as famílias assentadas”. Dois agrônomos visitaram o local junto com ela para conhecer a técnica e reproduzir em larga escala nos assentamentos. “Vamos montar um grupo de trabalho com as mulheres e jovens do Assentamento Bela Vista para implantar o projeto no local”, concluiu a coordenadora.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2014 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados