ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020

08/05/2020 | 17:47:57

Questionamentos feitos ao Executivo são respondidos

A autora dos requerimentos é a vereadora Thainara Faria

Questionamentos feitos ao Executivo são respondidos

A vereadora Thainara faria (PT) encaminhou à Prefeitura de Araraquara, requerimentos que versam sobre saúde e acessibilidade, limpeza urbana e sustentabilidade ambiental.

Requerimento nº 338/2020 pede informações quanto a possibilidade de implementação de Bueiros Inteligentes no município de Araraquara. Na justificativa do documento, a vereadora destaca que a obstrução dos bueiros é uma realidade enfrentada em Araraquara “São frequentes os alagamentos em razão da ineficiência do escoamento de água. A nova tecnologia, composta por uma caixa coletora que age como uma peneira, permitindo a passagem de água, retendo todo o material sólido e impedindo que o lixo chegue a rede de esgoto, é uma solução para evitar novas inundações”. Em resposta a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, cita que várias cidades estão adotando o sistema de bueiro inteligente para solucionar o acumulo de lixo e sujeira nas bocas de lobo do sistema de drenagem de águas pluviais e afirma que gerência de Obras Viárias e Drenagem irá verificar a viabilidade financeira para implantação do sistema na cidade.

Por sua vez, o Requerimento nº 353/2020 solicita que o Prefeito Municipal e o Superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) encaminhem informações quanto ao procedimento de descartes de galhos de árvores realizados pela CPFL Energia nos anos de 2019 e de 2020. Thainara alega que recebeu a informação de que o serviço de podas de árvores nos limites dos fios de energia, contribuindo para a segurança, zeladoria e limpeza dos bairros não será mais prestado em razão de cobrança de depósito dos resíduos sólidos. Em resposta, a Diretora de Gestão Ambiental do Daae, Kátia Castro de Matteo, reitera a importância do serviço prestado pela Companhia e reforça a manutenção da isenção do pagamento para o descarte dos restos da poda, na Estação de Tratamento de Resíduos da Construção Civil.

Por fim, o Requerimento nº 383/2020 questiona o Executivo sobre as medidas adotadas para manter informados os munícipes surdos acerca da situação do município envolvendo o risco de contágio do Coronavírus. Em resposta, a coordenadoria de Direitos Humanos informou que, desde a publicação do Decreto Municipal 12.236/2020, há uma preocupação do acesso da população surda às informações transmitidas nos veículos oficiais de comunicação. Nesse sentido, a Prefeitura disponibilizou um canal de comunicação entre a pessoa surda e a administração, via “Whatsapp”.

Além disso, vídeos instrutivos em libras foram produzidos pela secretaria de Comunicação, contendo orientações de higiene para evitar a propagação do vírus e divulgar os canais de comunicação da Prefeitura. O Executivo ainda afirma que, por meio de articulações entre as secretarias de Educação e Saúde, tem como objetivo tornar acessível para os surdos os boletins diários publicados na página oficial da Prefeitura com os números da Covid-19 em Araraquara.

Para a parlamentar, mesmo diante da crise sanitária provocada pela Covid-19 o trabalho não pode parar. “Seguimos fiscalizando e estudando medidas importantes a serem implantadas na cidade. Legislativo e Executivo juntos precisam atuar de maneira a mitigar os danos do vírus e garantir condições de higiene, de saúde pública e de educação a toda a população”, concluiu.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se j?for cadastrado, ?s?

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados