ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018

20/06/2018 | 22:43:43

Quinta-feira (21): três espetáculos na programação da Semana Luís Antonio

“Tonico e Mimosa (...)", “Kori Ipe Ipe Kori” e "Antígona Revis(i)tada" (foto): espetáculos são gratuitos

Quinta-feira (21): três espetáculos na programação da Semana Luís Antonio

Na quinta-feira, 21 de junho, a Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – Festival de Teatro apresenta três espetáculos na programação: "Tonico e Mimosa: A saga de uma família caipira", “Kori Ipe Ipe Kori” e "Antígona Revis(i)tada e a violência do não-ser”. A programação é totalmente gratuita.

"Tonico e Mimosa: A saga de uma família caipira" retorna à cena na EMEF Maria de Lourdes S. Prado, no Assentamento Monte Alegre, às 15 horas, com o GUTE (Grupo Urutau de Teatro Experimental). O espetáculo foi inspirado no filme “Santo Antônio e a Vaca”.

A peça conta a saga de uma família que, para sobreviver às agruras da vida, salvaguarda a simplicidade e a riqueza da cultura caipira transmitida de geração a geração. Desta forma, “Tonico e Mimosa (...)” conectam o público de hoje a saberes, sabores e lugares carregados de afeto da cultura popular que vive nos corações brasileiros.

O GUTE tem a direção de Nathaly Oliveira e conta em seu elenco com: Dóris Mariah, Fábio Santos, Marcela Barbosa, Márcia Senna, Pamela Pires e Zé Salomão. “Tonico e Mimosa (...)” tem a dramaturgia assinada por Dóris Mariah e Nathaly Oliveira e produção de Márcia Senna.

O espetáculo “Kori Ipe Ipe Kori” chega na programação noturna da Semana Luís Antonio, com apresentação às 19h30 no SESI Araraquara, na Vila Xavier. A montagem discute a função artística e coloca em cena o processo teatral em busca do menino que um dia se foi. O espetáculo é uma busca pela materialização do processo criativo e evidencia sua continuidade para além da peça.

“Kori Ipe Ipe Kori” teve início no curso de Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI Araraquara. A busca de um grupo teatral por um espetáculo confunde-se com a própria ideia do que seria ou não seria arte. Um processo caracterizado pela busca coletiva por autonomia na vivência teatral em sua integralidade e continuidade. Ao longo da trajetória do grupo, os integrantes convergiram na busca das potencialidades internas e externas de suas vivências, transformando-as em material artístico. Deparando-se com um processo vivo e intenso, os limites entre a arte e a própria vida são postos a prova quando tensões internas e sociais tomam o seu lugar no espaço cênico, questões reverberadas em forma de conflitos que expressam a urgência de serem expostas. Sendo assim, estar com o público é um importante momento de partilha.

Com direção de Rodolfo Groppo, “Kori Ipe Ipe Kori” apresenta elenco formado por: Danilo Barbieri, Diogo Vitorino, Edilena Malta, Emanuel Alves, Giovanna Lopes, Neto Gobbo, Letticia Gonçalves, Rafael Campos e Sabrina Rocco. A Classificação indicativa é para 16 anos. Para o espetáculo no SESI é necessário conferir a disponibilidade de ingressos ou fazer a reserva virtual. Mais informações pelo fone: (16) 3305-2500.

Também à noite, às 21 horas, no Teatro Wallace Leal, Eleonora Ducerisier apresenta "Antígona Revis(i)tada e a violência do não-ser”. O monólogo ressalta uma reflexão sobre os direitos humanos, o direito à vida e a necessidade de sobreviver à opressão.

A peça mostra a crueza da opressão, mas também a beleza em cada passo, em cada respirar contra essa opressão, num teatro brechtiano que sacode o expectador à reflexão durante e após o espetáculo, num momento onde coloca-se em xeque os direitos individuais de forma pontual na sociedade brasileira.

Numa encenação minimalista, utilizando a concepção do teatro de arena e a proximidade com o público, como se a experiência cênica acontecesse em uma sala, num bate-papo entre amigos, num espaço entre o ator e o público.

Eleonora Ducerisier é a diretora, dramaturga e atriz nesse monólogo, lançando-se em seu primeiro desafio solo. "Antígona Revis(i)tada” será reapresentada no dia 22, no mesmo local e horário. Os convites gratuitos podem ser retirados uma hora antes da apresentação.

Com o tema “30 anos de arte e resistência”, a Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – Festival de Teatro chega à sua 30ª edição com uma programação que se estende até 24 de junho, com uma série de apresentações e atividades cênicas gratuitas. A programação - realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com o apoio do Sesc Araraquara e Sesi Araraquara - pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara, ou pela página do evento no Facebook.

 

SERVIÇO:

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta:

Dia: quinta-feira (21 de junho)

 

15h - "Tonico e Mimosa: A saga de uma família caipira", com GUTE

Local: EMEF Hermínio Pagotto (Fazenda Bela Vista, s/n° – Assentamento Bela Vista)

* entrada franca

 

19h30 – “Kori Ipe Ipe Kori”

Local: Sesi Araraquara (Avenida Octaviano Arruda Campos, 686 – Jardim Floridiana/ Vila Xavier)

* conferir disponibilidade de ingressos ou fazer a reserva virtual no SESI

 

21h - "Antígona Revis(i)tada e a violência do não-ser”, com Eleonora Ducerisier

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Avenida Espanha, 485 – Centro)

* ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação

 

Entrada franca

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados