ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2019

31/01/2019 | 21:22:11

Região da Vila Xavier é a primeira a receber mutirão contra a dengue, neste sábado (2)

Das 8h às 12h, 300 profissionais e 20 caminhões irão retirar materiais inservíveis e que podem gerar criadouros do Aedes aegypti; moradores devem deixar materiais na calçada

Os moradores da região da grande Vila Xavier têm um compromisso marcado com o mutirão de combate ao mosquito da dengue neste sábado (2). Das 8h às 12h, as equipes da Prefeitura irão passar nesses bairros recolhendo materiais inservíveis e que possam gerar criadouros. Basta a população separar o material e deixá-lo na calçada antes da passagem das equipes.

São considerados materiais inservíveis todos aqueles que podem acumular água e se transformar em moradia para o aedes aegypti. Por exemplo, pneus, tampinhas, garrafas, latões e latas, calhas, bacias, baldes, pias, entre outros. Mas atenção: galhos, madeira e restos de construção não serão retirados.

Todos os seguintes bairros terão cerca de 300 profissionais, em 20 caminhões, participando do mutirão: Jd. Brasília, Vila Gaspar, Jd. Paulistano, Vila Popular, Boaventura Gravina e região, Vila Santa Maria, Jd. Brasil, Jd. Floridiana, Vila Freitas, Vila Biagioni, Jd. Europa, Jd. Tabapuã e Jd. das Estações, entre outros bairros (confira os pontos de saída abaixo). Outras regiões da cidade irão receber o mutirão nos próximos sábados.

“A nossa tarefa é o convencimento da população sobre o seu papel no combate à dengue. Se não fizermos vistoria nas nossas casas, não estamos cumprindo o nosso papel. Estamos monitorando toda a situação diariamente e garantindo a assistência à população”, afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain.

Na última atualização dos dados, na segunda-feira (28), foram 354 casos confirmados da doença no município em 2019. Porém, estima-se que cerca de 200 pessoas procurem as unidades de saúde com suspeitas da doença diariamente.

Pacientes com febre, mal-estar e dores no corpo, por exemplo, podem ser atendidos nas unidades de saúde dos bairros. Caso haja sangramento e dor abdominal intensa, entre outros sintomas que possam necessitar de internação, é recomendado ir a uma das três UPAs (Central, Vila Xavier e Valle Verde).

Quatro unidades de saúde situadas em locais de maior risco estão atendendo em horário ampliado, das 7h30 às 19h: CMS “Dr. Genaro Granata”, no Jardim Paulistano; CMS “Dr. Marcelo Edgar Druet”, no Jardim América; CMS “Enfermeira Kimiko Yuta”, no Jardim Iguatemi; e CMS “Dr. Ruy de Toledo”, no Jardim Roberto Selmi Dei I.

Além disso, a partir de segunda-feira (4), um Polo de Atendimento a pacientes que precisam ser reidratados começa a funcionar na sede da Vigilância Epidemiológica, no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), das 7h às 17h (inclusive aos domingos). O local contará com consultórios e sala de hidratação com dois médicos e três profissionais da área de enfermagem.

Outra ação da Prefeitura é o novo número de WhatsApp. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Comunicação irão enviar comunicados e informações aos moradores de forma mais prática, além de receber denúncias que auxiliem na fiscalização de residências e terrenos com criadouros. É só adicionar o número (16) 99760-1190 nos contatos e, em seguida, enviar uma mensagem.

Confira a lista de locais do mutirão deste sábado (2/2):

Jd. Brasília e Vila Gaspar
Caminhões 1 e 2
Início: Alameda Paulista e Av. Rolando Trípoli

Jd. Paulistano
Caminhões 3 e 4
Início: Alameda Paulista e Av. Umberto Landucci

Vila Popular
Caminhões 5 e 6
Início: Alameda Paulista e Av. José de Alencar

Boaventura Gravina e região
Caminhões 7 e 8
Início: Av. Padre Antônio Cezarino e Alameda Paulista

Vila Santa Maria
Caminhões 9 e 10
Início: Av. Santo Antônio e Rua Nayn Jorge

Jd. Brasil
Caminhões 11 e 12
Início: Alameda Paulista e Av. Joaquim Vieira dos Santos

Jd. Floridiana
Caminhões 13 e 14
Início: Alameda Paulista e Av. Octaviano de Arruda Campos

Vila Freitas
Caminhões 15 e 16
Início: Alameda Paulista e Av. Estrada de Ferro

Vila Biagioni e Jd. Europa
Caminhões 17 e 18
Início: Av. Adelaide Ferraz de Carvalho e Rua Ismael de Araújo

Jd. Tabapuã e Jd. das Estações
Caminhões 19 e 20
Início: Rua dos Bombeiros e Av. Adelaide Ferraz de Carvalho

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados