ACESSE SUA ÁREA

Esqueceu a senha?

Araraquara, Sábado, 22 de Setembro de 2018

27/06/2018 | 00:07:26

Saúde ressalta importância de unidade para região do Victório De Santi

De acordo com Eliana Honain, além de melhorar qualidade e expandir atendimento à população, modelo atende princípio do SUS

Saúde ressalta importância de unidade para região do Victório De Santi

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, destacou, nesta segunda-feira (25), a importância da nova Unidade de Saúde que será construída pela Prefeitura no Jardim Victório De Santi, atendendo a uma demanda do Orçamento Participativo daquela região. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Edinho, na manhã da própria segunda-feira. 

De acordo Eliana, a nova unidade, em início de construção numa área de 455 metros quadrados, foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), com intermediação da vereadora Thainara Faria (PT). Tem custo de R$ 569.244,31 e execução da Cedro Construtora. 

“Essa obra do OP nos deixa muito felizes, porque vai atender a uma demanda do bairro, depois de 26 anos, e cuja população atualmente se utiliza da Unidade de Saúde do Jardim Iguatemi”, disse a secretária. Será a primeira unidade de saúde do De Santi desde sua fundação, em 1992. 

A nova unidade terá como modelo o Estratégia de Saúde da Família (ESF) que já existem no Iedda e Cruzeiro do Sul. É o modelo visto hoje como a melhor maneira de se fazer a Atenção Básica, pelo envolvimento de toda a equipe de Saúde com a comunidade. 

Ainda segundo Eliana, o modelo do ESF vem ao encontro do princípio do SUS, que é o da equidade, ou seja, "dar mais atendimento a quem mais precisa, principalmente à população que vive mais distante da região central da cidade".

 

Ampliação 

Outra importância com a nova unidade: ela vai atender a uma população estimada em 6 mil pessoas, que ao mesmo tempo em que serão atendidas no próprio Victório De Santi, permitirão um espaço maior de atendimento para a população do Iguatemi. 

“Ou seja, quem ganha, de fato, é toda a população da região, que terá mais qualidade na assistência, além de mais conforto e menos filas de espera”, enfatizou. 

A previsão de conclusão da obra da nova unidade no De Santi é de seis meses, com início de funcionamento entre janeiro e fevereiro do ano que vem, com toda a infraestrura e equipe para atender a população. 

Vale destacar que naquela região de Araraquara, já existe a unidade de saúde do Bairro Cecap-Tancredo Neves, além das unidades do Jardim Iedda, Jardim Cruzeiro do Sul e Parque Iguatemi.

 

Vacina contra gripe 

Sobre a baixa adesão à Campanha de Vacinação contra a Influenza ou Gripe, Eliana disse haver maior dificuldade hoje em Araraquara porque as pessoas acham que a vacina não faz efeito, que até quem toma tem gripe e esta não é uma doença grave. “É preciso desmitificar isso, já que uma gripe pode evoluir para sérias complicações para os grupos de risco”, alerta a secretária da Saúde. 

“É preciso esclarecer que a vacina é constituída por um grupo de vírus que teve maior incidência no ano anterior ao da aplicação. E que a partir do momento em que se toma a vacina, a gripe será muita mais leve e sem nenhuma complicação”. 

A vacinação continuará em Araraquara até o término das doses disponíveis nos postos e, além dos grupos de risco, agora inclui crianças de 6 a dez anos de idade e adultos dos 50 a 59 anos, podendo ser estendida para todas as idades.

Visite a página do site FolhaCidade no Facebook

COMENTÁRIOS

Comentar

Máximo de caracteres: 200

|   Caracteres digitados:

Comentar

Para poder comentar, cadastre-se.

Se já for cadastrado, é só

Publicidade

FACEBOOK

Publicidade

Tl: (16) 3332-5307 / 99727-0985 (site)


(16) 3332-3626 / 99743-2822 (jornal)

contato@folhacidade.com.br

Copyright © 2005/2017 - folhacidade.net. Todos os Direitos são Reservados