O Grande Grito lota Teatro Municipal de Araraquara

O Grande Grito” apresenta o “espírito” de Mário de Andrade

Fotógrafo: João Pires/LBF
23/06/2011 - 01h47

O espetáculo “O Grande Grito”, com o Grupo Luz e Ribalta da Cooperativa Paulista de Teatro, de São Paulo, lotou o Teatro Municipal na sessão da tarde, e concentrou um bom público na apresentação noturna.
“O Grande Grito” apresenta o “espírito” de Mário de Andrade, o orixá Exu e Macunaíma – todos aprisionados no depósito de uma Biblioteca Pública. Eles interagem com personagens do mundo real.
A produção do Grupo Luz e Ribalta tem a direção de José Renato (ator e diretor, fundador do Teatro de Arena), cenografia e figurino do premiado Márcio Tadeu (arquiteto, ator e professor da UNICAMP), iluminação do mestre Davi de Brito e um elenco muito elogiado pela crítica. Vale destacar a participação do ator araraquarense Murilo Inforsato, que já participou do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-Araraquara.
O espetáculo é acompanhado de uma exposição sobre a vida e obra de Mário de Andrade e também sobre a Missão de Pesquisas Folclóricas, projeto idealizado e coordenado pelo escritor em 1938.De acordo com a produção do espetáculo, nas apresentações feitas especialmente para estudantes, com debates ao final, é surpreendente comprovar a identificação dos jovens com esta “história de verdade inventada”, além do interesse e da curiosidade despertados pela obra de Mário de Andrade.
A apresentação da tarde, destinada aos alunos do Ensino Médio, reuniu estudantes das cidades deAraraquara, Américo Brasiliense, Gavião Peixoto, Rincão, Motuca e Santa Lúcia. Segundo observação dos organizadores, os alunos ao saírem da sala de espetáculo, demonstraram grande alegria e prazer e paravam para se manifestarem sobre a peça e mais detalhes do grupo com todos que estavam no saguão do teatro. Muitos pediram mais peças como essa que foi apresentada na Semana Luiz Antônio.
Com realização da Prefeitura de Araraquara - por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e com a parceria do SESC, SESI, SENAC e Oficinas Culturais Lélia Abramo do Governo do Estado de São Paulo – a Semana Luiz Antônio segue até o dia 26 de junho, com toda a programação gratuita.