Feriado com filosofia na Biblioteca Municipal

23/06/2011 - 01h52

Acontece nesta quinta-feira (23), na Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, o Café Filosófico, projeto realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Filosofia - CNPQ / Unesp  - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, com o apoio Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A edição apresenta o professor da Unicamp, Fábio Akcelrud Durão, com o tema “O paradoxo pós-modernismo: uma questão de nome”, às 19h30, com entrada franca.
Nesta edição o Café Filosófico integra a abertura da III Jornada do Projeto Procad-CAPES (137/2007), que tem como tema "Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores". A Jornada será realizada entre os dias 23 e 25 de junho, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD).
Antes do Café Filosófico, às 19h30, haverá a apresentação cultural do Projeto Saltimbancos, com a participação dos alunos das Oficinas Culturais Municipais, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura. Depois, às 19h50, será efetuada a abertura oficial da Jornada e, posteriormente, às 20 horas, inicia-se o Café Filosófico.
O conferencista Fábio Akcelrud Durão é professor do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Seus interesses de pesquisa incluem a Escola de Frankfurt, o modernismo de língua inglesa e a teoria crítica brasileira. Com doutorado feito na Duke University - onde estudou com Frank Lentricchia e Fredric Jameson – Durão é autor de “Modernism and Coherence” e “Teoria (literária) americana”; coeditou, entre outros, “Modernism Group Dynamics: The Politics and Poetics of Friendship”; e organizou “Culture Industry Today”. Publicou diversos artigos no Brasil e no exterior, em revistas como “Alea”, “Cultural Critique”, “Latin American Music Review”, “Loxias”, “The Brooklyn Rail”, e “Topicos del Seminário”.
Vale destacar que, dentro da programação da Jornada, nos dias 24 e 25, haverá uma exposição fotográfica na EMD com fotos tiradas pelos alunos do Suco Filosófico e da EMEF Waldemar Saffiotti, local onde ocorre outro projeto de extensão universitária: o “Filosofia e Xadrez”. Além disso, a programação conta com oficinas, mesas redondas, visitas.
A Jornada é um projeto vinculado à CAPES e promove o intercâmbio entre alunos e professores de quatro universidades: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Brasília (UnB) e Unesp de Araraquara (FCLAr).
O Café Filosófico é parte do projeto de extensão universitária "Filosofia na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira", coordenado pela Profª Drª Paula Ramos de Oliveira (FCLAr). O projeto inclui o Café e o Suco Filosófico, este último realizado mensalmente na escola e conduzido pelos monitores do Grupo de Estudos e Pesquisas Filosofia para Crianças (GEPFC). Tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da de Educação.