Araraquara recebe filial da Pinacoteca do Estado

Fotógrafo: João Pires/LBF
23/06/2011 - 01h58

O prefeito Marcelo Barbieri reuniu-se com o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, nesta quarta-feira (22), em São Paulo, e trouxe uma boa notícia para o público apreciador das artes: a Pinacoteca do Estado, um dos mais tradicionais museus de artes plásticas de São Paulo, vai abrir uma filial em Araraquara. O projeto do governador Geraldo Alckmin visa distribuir o acervo da unidade por alguns pólos regionais do interior. 
De acordo com o prefeito, essa extensão da Pinacoteca do Estado de São Paulo deverá funcionar no Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva. “O governador Geraldo Alckmin, juntamente com o secretário estadual, já havia manifestado esse interesse quando esteve na cidade para abrir a Virada Cultural Paulista, ocasião em que visitamos o Palacete”, afirmou o prefeito, agradecendo aos deputados Dimas Ramalho (federal) e Roberto Massafera (estadual), que mostraram o potencial da cidade para ser contemplada com o projeto de implantar uma filial de uma das principais instituições artísticas do Brasil. 
O prefeito contou também que uma equipe técnica da Secretaria Estadual deve vir à cidade para analisar as instalações do Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva. A vistoria severa ser agendada na próxima semana.
“Vejo com grande expectativa a vinda da Pinacoteca, porque além de trazer um acervo, que é referência nacional, também vai abrigar o acervo municipal, que é considerado um dos melhores do interior de São Paulo. Isso representa um grande momento na história das artes plásticas de Araraquara”, assinalou a secretária da Cultura Euzânia Andrade.  
Em Araraquara, a Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa abriga a Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida, com um acervo de 860 obras de arte, entre pintura, escultura, gravura, fotografia, colagem e instalação. Este acervo de arte começou a ser formado no anos 50, com o grande mecenas Helio Morganti, e possui obras de alguns dos artistas mais representativos da arte brasileira e internacional.
Vale destacar que as pinacotecas costumam conter quadros de pintores nacionais e internacionais, sendo geralmente o acervo permanente focado na arte nacional ou característica artística da região. Costumam também abrigar exposições temporárias e, às vezes, obras de artistas de renome internacional.

Outros projetos
Durante a reunião com o secretário de Estado da Cultura, o prefeito também solicitou o apoio do Governo do Estado para projetos da cidade, dentre eles o Baile do Carmo. Na oportunidade, Marcelo apresentou os projetos para reformas da Casa de Cultura, Biblioteca Municipal e Teatro Municipal, visando à obtenção de recursos estaduais.