Faixas de pedestres apagadas preocupam vereador Jair Martineli

Parlamentar pede para que reforcem a pintura perto de escolas

Fotógrafo: Tetê Viviani
11/02/2015 - 01h30

Faixas apagadas

Pensando na segurança de pais e alunos, o vereador Jair Martineli (PMDB) fez uma indicação ao Executivo, alertando sobre a necessidade da pintura de faixas de pedestres, próximas às escolas municipais e estaduais, que estão, na sua maioria, apagadas. 

De acordo com Martineli, a medida se faz necessária no sentido de evitar acidentes. “A faixa é uma segurança para as pessoas que fazem suas travessias a pé. Se essa sinalização não estiver bem visível, os motoristas podem não enxergá-la e causar, sem culpa, um atropelamento”.  

Lei 

Segundo os artigos 70 e 71 do CNT (Código Nacional de Trânsito) a faixa de pedestres serve como uma forma de segurança na travessia das vias em questão. 

- Art. 70: os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. 

- Art. 71: O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.