Retorno do grupo Alma Brasileira marca entrega do novo palco da represa do Parque Pinheirinho
12/02/2015 - 00h47
O Carnaval Para Todos 2015 - além dos desfiles na Passarela do Samba – conta com uma importante novidade para a população de Araraquara e região: é a inauguração do Centro de Eventos Populares Manoel Cervan Vidal – Radialista “Manoel Moreno”, localizado no Parque Pinheirinho. A abertura será realizada no domingo de Carnaval (15), às 13h30, com a apresentação da banda Batukada de Primeira e o retorno do grupo Alma Brasileira no novo palco, localizado dentro da represa do espaço.
Para o prefeito Marcelo Barbieri o Parque Pinheirinho se configura como a maior área de lazer do Município. “O Pinheirinho concentra diversas atividades esportivas e de lazer em um mesmo lugar. E, agora, terá um palco com cobertura para a realização de grandes eventos”, disse o prefeito ao destacar a estrutura do parque que conta com circuito de rodas para kart, moto velocidade, autocross, campos de futebol, pista de skate, piscinas e canchas de bocha.
O palco está pronto e sua estrutura está submersa na represa. Para a inauguração, um grande show vem sendo produzido pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. O destaque fica por conta do retorno do grupo Alma Brasileira, bastante conhecido principalmente pela sua atuação na década de 90.
Shows – No clima de Carnaval, a inauguração do palco apresenta samba e suingue com os grupos Batukada de Primeira e Alma Brasileira.
O grupo Batukada de Primeira, lançado em 2011, leva seu samba de qualidade para o público, com um repertório de músicas que já foram sucessos, além de canções da atualidade, a fim de reforçar a cultura popular brasileira. Zeca Pagodinho, Benito de Paula, Toquinho, Gilberto Gil, Fundo de Quintal, Elis Regina, Art Popular, Jorge Aragão, Tim Maia – além de sambas autorais - estão no programa da Batukada, que promete não deixar ninguém parado. Entre as músicas do show, o público poderá conferir: “Imunização Racional” (Tim Maia), “Olhos Coloridos” (Sandra de Sá), “Tarde em Itapoá” (Toquinho) e também clássicos do samba.
O Batukada de Primeira conta com: Silveira (cavaquinho e vocal), André (rebolo e vocal), Alex Teixeira (banjo e vocal), Luiz Carlos Junior (pandeiro e vocal), Serginho Moraes (percussão geral e vocal), e Lucas Parila (violão).
Já o grupo Alma Brasileira- que foi formado em 1990 – apresenta músicas dos seus dois LP’s, além de músicas de renomados artistas e bandas, como Eliana de Lima, Raça Negra, Só pra Contrariar, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Katinguelê, Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione, Raça, Negritude Junior - entre outros. Também, músicas tradicionais e típicas do Carnaval, como marchinhas e samba enredos enriquecem o repertório do grupo. O grupo promete seus sucessos, como “Lenda das Sereias - Rainha do mar”, “Sonho por Sonho”, “Nem dormindo consigo te esquecer”, “Casal branca pura” e “Minha Gatinha”.
Vale destacar que o Alma Brasileira foi fundado por seis amigos e alcançou resultados surpreendentes na década de 90. O grupo cresceu com diversas formações, gravou dois LP’s e sempre possuiu uma agenda lotada de shows em Araraquara e região. O trabalho seguiu até 2004 e seu nome nunca deixou de ser cogitado como forma de sucesso e um marco para as pessoas que o vivenciaram e o conheceram.
A nova formação apresenta os músicos: Sabaúna (bateria), Marcos (cantor), Vanessa (cantora), Everton (violão), Pedro (cavaco), Erick (contrabaixo), Reginaldo (teclado), Wesley (surdo), Jeferson (rebolo), e Marcos (pandeiro).
Homenagem – O novo Centro de Eventos recebe o nome de Manoel Cervan Vidal, conhecido como Radialista “Manoel Moreno”. O homenageado foi locutor de rádio, estando à frente de programas do gênero música raiz, mantendo a linha caipira nas rádios Morada e Cultura AM por mais de 30 anos ininterruptos.
Manoel Moreno escreveu 12 peças de teatro, 22 peças circenses e inúmeros poemas. Ainda, compôs 40 sucessos caipiras que foram gravados por diversas vozes famosas, como Matogrosso e Matias, Duduca e Dalvan e pelo famoso Duo Glacial formado pelos irmãos Miguel e Aninha. Dono de um talento admirável, Manoel Moreno divulgou a filosofia sertaneja, com músicas que marcaram a história e a alma caipira.
Filho de imigrantes espanhóis, nasceu em Neves Paulista, na região de São José do Rio Preto, em 1933. Manoel se casou em Araraquara com Pachoalina de Caria Vidal, em 1955, e nasceram os filhos: Edson, José, Aparecida, Amauri, Edi e Emanuel. Ficou viúvo e, em 1999, casou-se com Andréa Assunção dos Santos, com quem teve sua filha caçula Ariane Lunita.