Pagamento com desconto de IPTU 2015 vence dia 18

Prefeitura volta a ressaltar as vantagens oferecidas aos contribuintes araraquarenses que optarem pelo pagamento em cota única

Fotógrafo: Sergio Pierri
14/02/2015 - 04h12

IPTU 2015

Em virtude das agências bancárias não abrirem nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro, por conta do Carnaval, vence na próxima quarta-feira (18) o prazo para o pagamento à vista do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano em Araraquara, que oferece desconto de 5% para o contribuinte que optar pela cota única. 

No caso do IPTU de terrenos, as condições de pagamento são as mesmas. A primeira parcela vence agora, no dia 18, com 10% de desconto para o pagamento à vista. Também em caso de pagamento em cota única, a segunda parcela de terrenos vence em 16 de março, com desconto de 5%, e a terceira em 15 de abril, com 3% de desconto. 

A Secretaria Municipal da Fazenda ressalta aos contribuintes as vantagens do pagamento de uma só vez, que evita transtornos como a não inscrição do imóvel na dívida ativa do município e a não geração de despesas extras, como juros e multas. 

Se o contribuinte preferir pagar o IPTU do imóvel de uma única vez em 16 de março o desconto cai para 3%. 

“Além de quitar este imposto do ano, a antecipação com o pagamento à vista evita riscos de atraso e a inscrição do imóvel em dívida ativa”, explica o secretário municipal da Fazenda, Roberto Pereira. 

Outra forma de pagamento do IPTU 2015 é o parcelamento em dez vezes (de janeiro a outubro, com vencimento sempre nos dias 15 de cada mês, a não ser em casos excepcionais, como sábados, domingos ou feriados), mas sem qualquer desconto.  

Valorização 

Desde 2011, a Prefeitura extinguiu o Refis em Araraquara, ou o refinanciamento do IPTU atrasado, antes da inscrição na dívida ativa. “O fim do Refis é uma forma de valorizar o contribuinte que paga o imposto em dia”, enfatiza Roberto Pereira. 

A Prefeitura projeta arrecadar R$ 45 milhões com o IPTU 2015, o que representa cerca de 8% do orçamento do ano. Vale destacar que 30% deste recurso financeiro são investidos na área da Saúde e outros 30% na Educação.