Liga Mundial: Brasil bate os Estados Unidos em Tulsa e fica a um ponto da Fase Final

Com grande atuação, seleção brasileira vence norte-americanos por 3 sets a 1

Autor: Thiago Diniz
Fotógrafo: João Pires/LBF
25/06/2011 - 02h11

Uma vitória com autoridade de uma seleção tricampeã mundial. Foi assim que o Brasil bateu os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25/21, 25/20, 21/25 e 25/19), nesta sexta-feira (24), no Reynolds Center, em Tulsa, e conquistou sua oitava vitória em nove partidas na Liga Mundial de Vôlei 2011.
Com o triunfo, o Brasil não só mantém a liderança isolada o Grupo A da competição, agora com 24 pontos, como praticamente garante sua vaga na Fase Final, que acontecerá entre os dias seis e 10 de julho, em Gdansk, na Polônia.
Com a pontuação atual, o Brasil pode, no máximo, ser igualado por Estados Unidos e Polônia, que somam 15 pontos cada. Como enfrentará os norte-americanos mais uma vez, neste sábado (25), às 21h, com transmissão dos canais Sportv e Esporte Interativo, e a Polônia duas vezes, na próxima semana, a seleção só precisa vencer dois sets em qualquer uma das três partidas para marcar mais um ponto e ficar fora do alcance dos rivais.
Na Liga Mundial, as vitórias por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 premiam o time vencedor com três pontos. Nos confrontos encerados com placar de 3 a 2, a seleção vencedora marca dois pontos e a derrotada, um.
"Foi uma partida muito intensa. Jogamos melhor do que vínhamos atuando até agora e isto é um bom sinal. Precisamos seguir crescendo até a Fase Final. Nosso primeiro desafio já é jogar melhor amanhã. Os norte-americanos têm por costume melhorar do primeiro jogo para o segundo, como foi no Brasil, e temos que estar preparados. Precisamos ver com atenção nossa atuação no terceiro set, quando cometemos muitos erros", diz o técnico Bernardinho.
O oposto Theo, que entrou logo no início do primeiro set, foi o principal pontuador da partida, com 24 pontos, seguido pelos também brasileiros Giba e Murilo, com 17. O capitão norte-americano Priddy marcou 15 vezes.
"Jogamos muito concentrados e tivemos paciência para não enfrentar o bloqueio quando estávamos em uma situação ruim. Nossa defesa e nosso bloqueio funcionaram muito bem. Espero um jogo mais difícil amanhã", alerta o capitão brasileiro.
Para o central Rodrigão, a principal virtude brasileira foi conseguir manter um bom nível na recepção durante toda a partida.
"Os Estados Unidos sacaram muito bem, mas mesmo assim o Giba e o Murilo, que foram os mais visados, conseguiram um ótimo aproveitamento na recepção. Esse foi o ponto mais importante na nossa vitória. Podemos melhorar no ataque, tanto nas opções, quanto no ajuste de algumas bolas", comenta.

O JOGO
Fazendo bom uso de seu saque e conseguindo amortecer algumas bolas no bloqueio, o Brasil dominou o início da partida e foi para o primeiro tempo técnico com 8/6 a seu favor. A seleção sustentou a vantagem até a reta final, quando os norte-americanos empataram no vigésimo ponto, com um saque de Stanley. Depois, brilhou a estrela de Murilo, que marcou dois pontos seguidos, e de Theo, que substituiu Leandro Vissotto, machucado, e fechou o set em 25/21 com um ataque na diagonal.
No segundo set, o Brasil começou bem e fez 4/0 com um ponto de saque de Theo. Também no saque, os norte-americanos viraram em 6/5, com Stanley. No entanto, logo na sequência, o Brasil conseguiu uma série de seis pontos e voltou a liderar com certa folga em 11/6. A seleção sustentou a vantagem e chegou ao fim do set com 20/14 no placar, após ótima largada de Murilo. Após três pontos seguidos dos norte-americanos, o técnico Bernardinho pediu tempo e ajustou a equipe, que venceu a parcial por 25/20, após um ataque para fora de Stanley.
O terceiro set teve início mais equilibrado que os demais. A primeira vantagem superior a dois pontos foi norte-americana, com 13/10, após dois bloqueios. O Brasil cometeu alguns erros e os Estados Unidos aumentaram a diferença para cinco pontos quando Giba atacou para fora: 18/13. Após a entrada de Dante e Marlon, o Brasil reagiu e ficou apenas dois pontos atrás, em 19/17. No entanto, a vitória foi dos Estados Unidos, que fecharam em 25/21, com um bloqueio de Anderson.
O Brasil voltou a comandar o placar no começo do quarto set e abriu 5/2 com um lindo bloqueio simples do capitão Giba. Também no bloqueio, os norte-americanos conseguiram a igualdade no sexto ponto. Com uma largada de Murilo, o Brasil voltou a ter três pontos de vantagem em 10/7. Persistentes, os norte-americanos reduziram a diferença em alguns momentos do set, mas o Brasil seguiu à frente até fechar em 25/19 com um bloqueio do estreante Dante.

EQUIPES
BRASIL - Bruno, Leandro Vissotto, Giba, Murilo, Lucas e Rodrigão. Líbero - Serginho
Entraram - Theo, Sidão, Marlon e Dante
Técnico - Bernardinho

ESTADOS UNIDOS - Thornton, Stanley, Priddy, Anderson, Millar e Lee. Líbero - Lambourne
Entraram - Lotman, Holmes e Holt
Técnico - Alan Knipe 

Outros jogos
Também pelo Grupo A, a Polônia recebe Porto Rico para duas partidas em Plock. Na primeira partida, nesta sexta, a vitória foi dos donos da casa, por 3 sets a 1 (24/26, 28/26, 25/22 e 25/17). O segundo duelo será no sábado, às 12h.
Na chave B, a invicta Rússia bateu a Alemanha duas vezes em Berlim. Na quinta, os russos precisaram de cinco sets (25/14, 22/25, 21/25, 25/23 e 15/7) e na sexta ganharam por 3 a 1 (27/29, 25/20, 25/17 e 28/26). Em Varna, Bulgária e Japão medirão forças no sábado, às 12h, e no domingo, às 13h.
Pelo Grupo C, a Argentina venceu o primeiro confronto com a Finlândia, em Formosa, na quinta, por 3 sets a 2 (21/25, 25/17, 19/25, 26/24 e 15/11). O segundo jogará será na sexta, às 21h. No sábado e no domingo, às 12h, Portugal receberá a Sérvia em Povoa de Varzim.
Completando a rodada, pela chave D, a Itália não teve trabalho para bater a Coreia do Sul por 3 a 0 (25/18, 25/21 e 25/20), em Trieste, nesta sexta. No mesmo dia, Cuba superou a França em cinco sets (21/25, 25/22, 21/25, 25/22 e 15/12), em Paris. Os segundos confrontos serão no domingo, às 15h30, em Padova, às 14h, em Montbéliard.