Araraquara coloca em prática o Programa Brasil Próximo

Prefeitura apóia agricultura familiar e o empreendedorismo

Fotógrafo: João Pires/LBF
28/06/2011 - 02h52

Araraquara já tem o diagnóstico e o banco de dados elaborados sobre a produção rural na região. As informações foram apresentadas durante o encontro entre os integrantes do projeto Brasil Próximo, que faz parte de um programa de cooperação entre o Brasil e a Itália.
Formado pelos municípios de Araraquara, São Carlos, Itirapina, Ribeirão Bonito, Rio Claro e Descalvado, e por representantes do Governo Federal, das universidades UNESP, UFSCar e Uniara, o programa tem por objetivo oferecer suporte tecnológico para viabilizar projetos de cooperação com foco no desenvolvimento regional local. O processo tem base no modelo de integração de cinco regiões da Itália - Marche, Toscana, Úmbria, Emília Romagna e Ligúria.
Durante a abertura do evento, que promoveu o encontro entre os integrantes do projeto com uma delegação italiana, nessa segunda-feira (27), na sede do Sebrae local, o prefeito Marcelo Barbieri afirmou que o programa federal começa a ter ações práticas após as fases de estudos.
“É um projeto que surgiu há alguns anos e agora começa a ganhar os contornos práticos. A troca de experiências entre Brasil e Itália visa integrar os municípios, fortalecendo a economia regional com foco na agricultura familiar”, assinalou o prefeito.
Marcelo também destacou que o projeto vem ao encontro das políticas da Prefeitura de fortalecimento dos pequenos produtores. “Nos dois últimos anos compramos R$ 2,2 milhões, por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), de produtores rurais para melhorar ainda mais a alimentação servidas nas creches e escolas municipais. Agora, o programa Brasil Próximo vem integrar as cidades e por meio da cooperação mútua e somar mais qualidade à produção familiar agrícola com o suporte tecnológico das universidades”, declarou.
A secretária executiva do programa de Cooperação Brasil Próximo, Maria Cristina Sampaio Lopes, disse que o projeto articulado pela Secretaria Geral da Presidência da República na região central paulista está mais adiantado que nos outros estados, como no Amazonas, Manaus e Alto Solimões; Piauí, Serra das Confusões; Rio Grande do Sul, Bagé e Santa Maria; e na Serra da Mantiqueira (SP, MG e RJ).
Para o técnico da Secretária de Desenvolvimento Econômico da Úmbria (IT), Mauro Marini, o projeto entra na fase concreta de trabalho e servirá de modelo para outras regiões. Já o Gustavo Marques, do Sebrae, elogiou o espírito empreendedor dos prefeitos parceiros do projeto.
O vereador Elias Chediek enalteceu a tecnologia voltada para as pequenas empresas na Itália e disse que temos muito que aprender com os italianos. 

Apoio acadêmico online

A professora da Unesp, Helena Carvalho de Lourenço, apresentou um painel sobre a cadeia produtiva das empresas de pequeno porte da região que produzem mel, frutas, legumes, verduras e as que atuam na área de reflorestamento e panificação.
Helena destacou a importância do trabalho de certificação que agrega valor nos produtos de origem rural, principalmente os orgânicos.
O suporte tecnológico poderá ser acessado online pelos microempresários, que terão à disposição uma equipe de universitários prontos para pesquisarem o assunto solicitado e solucionarem o problema cientificamente, informou o professor Sérgio Azevedo Fonseca, chefe do Departamento de Administração Pública da Unesp de Araraquara.
“Entendemos que fica difícil para os pequenos empreendedores procurarem a universidade, portanto a comunicação via internet se torna mais eficiente” justificou o professor. As questões serão analisadas pelo Sistema Integrado de Resposta Técnica (Sirt) e o email ésirt@fcl.unesp.br

Visitas técnicas
Em Araraquara, o grupo envolvido no Brasil Próximo – Programa Descentralizado de Cooperação Brasil Itália, criado em 2003, realizou visitas técnicas no V e VII distritos industriais; Central de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, na Vila Xavier; Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Qualidade da Cachaça – UNESP, além de uma reunião de trabalho na universidade. 

Programação
Nesta terça-feira (28), o grupo de estudos tem agenda de trabalho em São Carlos e na quarta-feira (29) em Rio Claro.