Saúde prepara VIII Conferência Municipal

29/06/2011 - 02h03

A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara e o Conselho Municipal de Saúde organizam os últimos preparativos para a VIII Conferência Municipal de Saúde que será realizada nos dias 1º e 2 de julho, na cidade, no auditório da Unip.
O prefeito Marcelo Barbieri ressalta a importância do encontro. “A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático para que usuários e profissionais da área possam debater as políticas públicas desenvolvidas no sistema de saúde”, afirma.
O tema da Conferência deste ano será “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. O evento, que acontece a cada dois anos, tem como finalidade discutir idéias e propostas para serem desenvolvidas no sistema de saúde.
Para a secretária municipal de Saúde, Regina Barbieri Ferreira, um dos principais objetivos da Conferência é aproximar os usuários das discussões sobre o SUS. “O encontro permite o envolvimento da comunidade na discussão sobre saúde e essa é uma contribuição muito importante, pois temos a participação de quem realmente utiliza os serviços do SUS”, comenta.
As propostas que serão debatidas integram um documento base formalizado durante a Pré-Conferência, realizada no dia 14 de junho e priorizam quatro eixos: acesso e acolhimento com qualidade; política de saúde na seguridade social, seguindo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; e por fim, gestão do SUS.
 “A Pré-Conferência gerou excelentes propostas que devem proporcionar uma discussão de qualidade nesta etapa”, ressalta a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosana Nasser.

Debate 
Durante o evento, as propostas serão debatidas e votadas pelos delegados eleitos. Ao final, será constituído um novo documento base para ser apresentado na fase regional da Conferência.
A escolha dos delegados seguiu o conceito da paridade. Do total de participantes com direito a voto, 50% representam usuários, 25% trabalhadores de saúde e 25% gestores e prestadores na área da saúde.
“Os delegados já foram definidos, a população pode contribuir procurando os eleitos e apresentar sugestões para que sejam debatidas durante a Conferência”, afirma a secretária de Saúde. 

Programação 
A abertura oficial da VIII Conferência acontecerá no dia 1º de julho, a partir das 18h30. Nesta noite, o médico e coordenador pedagógico do curso de Medicina da Uniara, Pedro Herbert Onofre, apresentará uma palestra abordando o tema central do evento.
Já o segundo dia do encontro está reservado para o debate das propostas, deliberações e formalização do novo documento base que será apresentado na Conferência Regional, em agosto.