Prefeito enaltece parceria com Sociedade Obreiros do Bem e ações que beneficiam pessoas em situação de rua
Fotógrafo: João Pires/LBF
29/06/2011 - 02h06
Na manhã dessa terça-feira (28), o prefeito Marcelo Barbieri esteve na solenidade que marcou a entrega das obras de melhorias na Casa Transitória Assad Kan, localizada na Rua Castro Alves (ou Rua 16), no bairro Santana, em Araraquara.
Na oportunidade, o prefeito destacou a parceria estabelecida entre a Prefeitura e a Sociedade Obreiros do Bem, que permite o “atendimento humanizado” de pessoas em situação de rua na cidade.
“Não se trata de um local de abrigo, mas sim de recuperação do ser humano”, disse Marcelo, ao enaltecer o trabalho realizado na Casa e as melhorias entregues pela Prefeitura.
Com investimento de cerca de R$ 115 mil, o local passou por reforma geral de alvenaria, piso cerâmico e revestimento com argamassa. Também houve revisão nas instalações hidráulica e elétrica, a impermeabilização e instalação de forro em PVC, a construção de bancada em alvenaria e a instalação de rufo e contra rufo.
Ainda foi feita a troca de chuveiros e de vidros e a instalação de divisórias, além de pintura e limpeza geral, visando o bem-estar dos atendidos e as condições de trabalho no local.
Segundo o prefeito, é obrigação do Poder Público promover o bem-estar e as melhorias de condições de vida de pessoas em situação desfavorável. “O trabalho é uma das melhores formas de elevar estas pessoas, que sofrem todo tipo de preconceito”, enfatizou Marcelo, ao elogiar as ações sócio-educativas promovidas na Casa.
Ações afirmativas
A vice-presidente da Sociedade Obreiros do Bem, Arlete Mateus, também enalteceu a parceria com a Prefeitura, que permite “o atendimento digno”, além de abrigo e proteção às pessoas que buscam a Casa Transitória Assad Kan.
Arlete elogiou as obras de melhorias entregues pelo prefeito Marcelo e os mais de 60 anos da Casa Transitória, fundada na cidade como Albergue Noturno no ano de 1948 do século passado.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, vereador José Carlos Porsani, afirmou que as reformas feitas pela atual administração na Casa simbolizam “todo o esforço do governo do prefeito Marcelo em atender de uma forma mais humanitária as pessoas em situação de rua em Araraquara”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), essas obras e as outras ações sociais realizadas atualmente em Araraquara demonstram “antes de tudo, o respeito que o prefeito Marcelo tem para com o ser humano”.
Vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), a Casa Transitória Assad Kan funciona 24 horas no atendimento a pessoas em situação de risco pessoal e social, que se encontram sem referência familiar. São oferecidos banho, pernoite e refeições e feitas doações de roupas.A Casa também desenvolve o programa ‘População em Situação de Rua’, com foco no fortalecimento familiar, pessoal e social, além de promover encaminhamentos para as redes de saúde e assistencial.
Diversas ações
De acordo com a gerente da Proteção Social Especial (vinculada à Sads), Elizabeth Frezatti, também são promovidas reuniões terapêuticas e psicoterapêuticas e ações sócio-educativas, com oficinas de recuperação de móveis, artesanato, pintura em tela e atividades de lazer, esporte e cultura, entre outras ações.
A Casa Transitória, que pode atender até 80 pessoas por dia, segundo o gerente Odilo Rios, dispõe de diversos leitos masculinos e femininos.
As melhorias foram consideradas positivas também para os abrigados Antonio Carlos Formentão e Wilson Carmelo, que desenvolvem atividades sócio-educativas no local.