Instituto Pró-Terra capacita professores e agentes ambientais

Fotógrafo: João Pires/LBF
29/06/2011 - 02h07

O Instituto Pró-Terra com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente e Educação, promoveu nesta terça-feira (28), no Centro de Educação Ambiental (Ceama), Zona Leste de Araraquara, uma oficina de capacitação do projeto Educação Ambiental para as águas da Bacia Hidrográfica  Tietê-Jacaré para educadores da rede municipal e estadual e agentes ambientais.
A bióloga e técnica de projetos do Instituto Pró-Terra, Juliana Ruiz, apresentou o livro ‘Águas e Paisagens Educativas da Bacia Tietê-Jacaré’, que tem por objetivo facilitar a construção e execução de programas ou projetos, com diversos atores socioambientais da região central do Estado.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Genê Catanozi, expôs aos 25 participantes os avanços conquistados pela Pasta, criada pelo prefeito Marcelo Barbieri, em 2009. Neste período, a Secretaria conquistou o Selo Verde e Azul em 2009 e 2010; realizou o plantio de mais de 100 mil árvores; promoveu a recuperação de várias nascentes; formação de Educação Ambiental para jovens e adultos em vários bairros, além de organizar duas edições da Semana do Meio Ambiente.
“Agora, com a capacitação da Bacia Tietê-Jacaré pelo Instituto Pró-Terra, estamos dando mais um passo no aprendizado de educação ambiental”, afirmou Genê.
A bióloga elogiou a estrutura da Secretaria do Meio Ambiente  e as atividades desenvolvidas. “Araraquara está na frente de outros municípios da Bacia Tietê-Jacaré e o livro será uma importante ferramenta para os educadores, que transmitirão novos conceitos aos alunos”, afirmou.
Juliana Ruiz contou em detalhes o projeto do livro financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que foi editado por diversos agentes ambientais, a maioria oriunda da Fatec, de Jaú. “É um livro muito útil. Reúne muitas dicas além de servir de guia para suporte de projetos ambientais”, observou.
A professora Rosana Esteves Lopes, do CEC Piaquara, disse que “o livro oferece novas idéias e as ilustrações motivam o aprendizado dos jovens que são importantes agentes multiplicadores nos lares”.
A oficina de capacitação prossegue por tempo indeterminado com os educadores tirando dúvidas via online com o Instituto Pró-Terra.
Com tiragem de 500 exemplares, os livros serão distribuídos preferencialmente para bibliotecas das escolas públicas das 34 cidades integrantes da Bacia Tietê-Jacaré, que atinge cerca de 1,5 milhão de pessoas.