Vagão Ambiental e Vagão do Conhecimento recebem crianças de Araraquara

Ao todo, mais de 600 crianças participarão das atividades que vão até o dia 1 de julho

30/06/2011 - 02h02

O Vagão Ambiental e o Vagão do Conhecimento, projetos do Instituto ALL - América Latina Logística de Educação e Cultura, já estão em Araraquara para receber as escolas municipais de ensino fundamental até o dia 1 de julho, das 8 às 9 e das 14 às 15 horas. Mais de 600 crianças devem participar das atividades dos vagões, que estão na sede da empresa, localizada na avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa).

Vagão Ambiental
A proposta do projeto da ALL é falar sobre a preservação ambiental, de forma lúdica, para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica dos participantes, além de plantar a noção de sustentabilidade nas comunidades próximas à linha do trem. Por isso, o vagão foi transformado em um espaço multimídia para projeção de vídeos e palestras, além de contar com estrutura para jogos educativos preparados exclusivamente para o projeto, com a finalidade de fixar o conteúdo desenvolvido.
As palestras e atividades lúdico-educativas são focadas na preservação do meio ambiente com objetivo de transformar as crianças em multiplicadores desse conhecimento nas comunidades próximas à linha férrea.

Vagão do conhecimento

O Vagão é dividido em duas partes: a primeira busca  promover conhecimento prático e atividades lúdicas que resgatam o folclore nacional e regional por meio de um teatro de fantoches. Já a segunda, vira um laboratório de inclusão digital para introduzir conceitos básicos de informática e estimular habilidades manuais, criatividade e escrita dos alunos.
O projeto também inclui o tema da segurança na linha férrea e alerta as crianças sobre os perigos do local. “De maneira descontraída, as crianças são informadas que a malha férrea não é local para brincar e é preciso estar atento ao cruzá-la”, diz a analista de gestão da ALL Maria Fernanda Zambon Viviero.
O Vagão que recebe as crianças dá espaço ao desenvolvimento das atividades conduzidas por educadores experientes que já atuam no projeto há quatro anos. O personagem “Amigo Maquinista” interage de forma lúdica e criativa com os participantes em todas as atividades.