Comerciários apóiam iniciativa de Serginho Gonçalves

O vereador busca a redução da jornada de trabalho aos sábados

30/06/2011 - 02h04

O vereador peemedebista Serginho Gonçalves visitou na manhã de quarta-feira, 29, a rede comercial instalada na Rua 9 de Julho, mantendo entendimentos com funcionários, inclusive a nível de gerencia, na busca de obter subsídios ao projeto de Lei que deverá entrar em discussão e votação imediatamente após o recesso parlamentar, que visa a redução da jornada de trabalho aos sábados.
Serginho ouviu de comerciários manifestações de apoio a medida a ser adotada, se aprovada pela Câmara, afirmando estes que a redução não afetará o salário, como afirmam alguns, e muito menos a freqüência da clientela, que irá certamente “adequar-se ao novo espaço de tempo”.
Relataram funcionários ao vereador que o horário de encerramento de atividades é ilusório, pois além de atender retardatários, que  na maioria surgem apenas com intenção de pesquisa de preços, devem após cerrar as portas arrumar a loja, mais o fechamento de caixa.
“A creche não abre aos sábados, e temos que nos adequar, buscar alguém para cuidar de nossos filhos, o por que  a população também não pode se  adequar ao novo horário”, citaram comerciários, enfatizando que “não somos sócios do SESC porque não temos espaço de tempo para o lazer”.
Outra afirmativa, com relação à dispensa, fez um funcionário antigo, com 40 anos de comércio, lembrar que no passado aumentaram a jornada de trabalho pretextando elevar o número de funcionários, e nada aconteceu, e da mesma forma na diminuição acenam com o desemprego, o que certamente não ocorrerá.
“Após as 13 horas aparece tão somente àquele cliente que olha, avalia, analisa, e diz que vem buscar na segunda-feira”. É conhecido pelos comerciários como “Caroço” que dizem mais, “poderia ficar em casa na sensação do quente e frio, esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque”.
O vereador Serginho Gonçalves afirmou junto aos comerciários que irá tentar manter contato com o sindicato patronal até o final do recesso. Na volta às atividades, no próximo dia 12 de julho.