Oficina orienta como planejar a abertura de um novo negócio

04/06/2015 - 05h28

A ideia de abrir uma empresa tem atraído muita gente em busca de mais autonomia profissional, aumento da renda, realização pessoal e uma alternativa para quem está desempregado. Com o aumento das demissões, o empreendedorismo ou o sonho de abrir o próprio negócio ganha força. O Sebrae-SP Araraquara oferece para potenciais empreendedores que pretendem começar um novo empreendimento e para empresários interessados em entender e reavaliar seu modelo de negócios a oficina “Transforme sua ideia em modelo de negócios”. 

A orientação adota o modelo Canvas, uma ferramenta de gerenciamento estratégico para orientar na elaboração de novos modelos de negócios ou já existentes com base em nove aspectos: proposta de valor; segmentos de clientes; canais; relacionamento com clientes; fontes de receitas; recursos principais; atividades principais; parcerias-chave e estrutura de custos. “É uma oportunidade para desenhar um modelo de negócios adequado ao perfil, às expectativas e às possibilidades de quem pretende se tornar empresário com mais chances de acertar”, explica, Bruno Santos, analista do Sebrae-SP. 

As inscrições para próxima turma estão abertas pelo telefone 3332-3590 ou pessoalmente na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 2903. As aulas serão realizadas de 8 a 10 de junho, das 18h às 22h. As vagas são limitadas, e o investimento é de R$ 190,00. 

Desemprego e empreendedorismo 

A instabilidade econômica, gerada pela baixa atividade econômica, alta dos juros, o freio no consumo e o pessimismo tem gerado aumento de demissões no País. A taxa de desemprego no Brasil subiu nos três primeiros meses deste ano e chegou a 7,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual equivale a 7,934 milhões de pessoas. De acordo com o IBGE, a população desocupada cresceu 23% em relação ao trimestre anterior e 12,6% em relação aos três primeiros meses de 2014. No Brasil, existem mais de 9,5 milhões de Micro e Pequenas Empresas. Elas representam 99% das empresas brasileiras e 27% do PIB Nacional. 

Uma pesquisa do Sebrae-SP identificou que mais da metade dos empresários entrevistados não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa. A falta de planejamento é apontada como uma das principais causas do fracasso nos negócios. “O planejamento detalhado permite que se conheça melhor o mercado antes de abrir a empresa, o que tende a aumentar as chances de sucesso”, destaca o analista do Sebrae-SP.

 

SERVIÇO

 

Oficina: Transforme sua ideia em modelo de negócios

Data:  08/06 a 10/06

Horário: 18h às 22h

Investimento: R$ 190

Local: Sebrae-SP Araraquara

Endereço: Av. Maria Antônia de Camargo Oliveira (Via Expressa), 2903.

Informações e inscrições: 16 3332-3590