Sescoop/SP comemora “Mês do Cooperativismo” com atividades culturais

Eventos serão realizados em Araçatuba, Pindamonhangaba, Araraquara e São Carlos

01/07/2011 - 03h29

O projeto “Cultura e Cooperação” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) vai ampliar a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, que no mundo todo ocorre no primeiro sábado de julho. O Sescoop/SP promoverá ações culturais em quatro finais de semana de julho, instituindo o “Mês do Cooperativismo”, num ensaio para um projeto maior ainda em 2012, o Ano Internacional das Cooperativas segundo a ONU. As atividades serão realizadas em Araçatuba, Pindamonhangaba, Araraquara e São Carlos, em parceria com as cooperativas e administração pública locais. 
Música e teatro são as atrações para os públicos dessas cidades.
Edivaldo Del Grande, presidente do Sescoop/SP, explica que a instituição tem como metas principais a formação cooperativista, o acompanhamento da gestão das cooperativas e a promoção social dos cooperativados. “As atividades culturais têm sido ferramentas importantes na divulgação do sistema no Estado de São Paulo. Investimos em cultura como forma de atrair também os jovens para as questões cooperativistas. Num mundo marcado pelo individualismo, o cooperativismo se tornou uma forma de desenvolvimento pessoal e coletivo ímpar para as novas gerações”, ressalta Del Grande.
No dia 2 de julho, a celebração será realizada em Araçatuba, com a apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí para um público esperado de mil pessoas no Espaço Vívere Eventi. A recepção ficará a cargo da Orquestra de Sopros de Araçatuba. Pindamonhangaba recebe, no dia 16, o espetáculo teatral Panos e Lendas para 300 pessoas. A apresentação será no Teatro Cootepi. No dia 23, em Araraquara, 460 espectadores poderão assistir à apresentação do Coral Coopercitrus e Credicitrus e Orquestra Sinfônica de Barretos, no Teatro Municipal. A orquestra também será apresentada no Teatro Municipal de São Carlos, no dia 29, fechando as comemorações. A programação começa às 19 horas, com exceção de São Carlos, que será às 20 horas. Todos os eventos são beneficentes, com ingressos à base de troca por alimentos, roupas ou produtos de higiene e limpeza, que serão doados a entidades assistenciais.