Edinho visita Sinhores e fala sobre qualificação profissional na área de serviços

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/07/2011 - 01h47

A qualificação profissional na área de serviços foi uma das principais pautas da reunião entre o deputado e presidente do PT do estado de São Paulo Edinho Silva e a Diretoria do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurante e Similares de Araraquara e Região), na manhã desta sexta-feira, dia 01 de julho. Edinho visitou a sede do Sindicato acompanhado do presidente do PT de Araraquara, André Agatte e colocou seu mandato à disposição para estabelecer uma pauta de trabalho conjunta.
De acordo com a Diretoria do Sindicato, a formação de mão-de-obra, em especial nas áreas de gastronomia e hoteleira, é uma das principais demandas do setor devido à expansão nos estabelecimentos na cidade e região. Cursos para garçons, cozinheiros, camareiros e recepcionistas foram ressaltados como prioridade.Para Edinho, a cidade vive um momento importante da sua economia e os setores de comércio e prestação de serviços devem se tonar as grandes âncoras econômicas no próximo período. “Com os investimentos da ordem de R$ 350 milhões da FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais), esses setores serão ainda mais potencializados”, afirmou.
Segundo o deputado, a economia de Araraquara, antes baseada no setor sucroalcooleiro, passou por uma profunda mudança com a chegada de empresas de logística, tecnologia e investimentos em infraestrutura como a obra do novo contorno ferroviário, inserida no PAC ainda no seu governo. Contudo, para ele, a cidade tem potencial para se destacar como um Centro de Negócios, Lazer e Turismo. “Estamos oferecendo para Araraquara algo que é um diferencial no estado de São Paulo e Brasil. Nenhuma cidade terá competitividade nessa área como nós. Teremos um Centro de Feiras, agregado a um ginásio com capacidade para sete mil lugares, uma Arena Multiuso para 25 mil, um shopping, torres comerciais, enfim, um complexo que viabiliza Araraquara como Centro voltado ao lazer, entretenimento e negócios”, disse.
Para o ex-prefeito, os Sindicatos ligados aos setores de comércio e serviços serão fundamentais para aproveitar o momento, fomentando a economia através de geração de emprego e riqueza. “O Sinhores será o Sindicato que terá a responsabilidade de preparar Araraquara para esse momento. Não tenho dúvida que esse é um setor estratégico para o futuro da cidade”, comentou.
O Sinhores conta com uma base de aproximadamente seis mil estabelecimentos de 24 cidades da região. Nos últimos anos, com apoio do Sindicato, houve significativo aumento na rede de serviços hoteleiros em Araraquara. Em 2008, final do governo Edinho, a taxa de ocupação dos leitos variava de 90% a 95%. Em 2001, a taxa era de aproximadamente 60% a 70%. A rede hoteleira e gastronômica gera emprego para mais de três mil pessoas em Araraquara.