Nelsinho Santana terá estande na Feira do Bordado de Ibitinga

Espaço mostrará trajetória de Nelsinho Santana, menino milagreiro, de 9 anos morto em 1964 e que deverá ser beatificado pelo Vaticano

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/07/2011 - 01h59

Uma área especial dedicada à fé e devoção está reservada na 38ª. Feira do Bordado de Ibitinga, evento que será aberto na quinta-feira, 7. O espaço contará com livros, folhetos e depoimentos da vida de Nelsinho Santana, um menino que morreu aos 9 anos vítima de câncer, após um grave tombo que o fez perder o braço esquerdo.
O fato se passa na Fazenda Ronca, município de Ibitinga. Após meses de sofrimento, o garoto prevê a própria morte na véspera do Natal de 1964. Hospitalizado em Jaú, ele revela ao padre Gerhard Rudolfo Anderer que iria “passar” o Natal com Jesus. Sua premonição se concretiza: Nelsinho morreu no dia 24 de dezembro daquele ano.
Ainda em vida, o menino prometeu ajudar aos aflitos. Seu desejo foi divulgado por padre Rudolfo no livro “Nelsinho para todos”, de sua autoria. O primeiro milagre reconhecido pela Igreja Católica foi registrado em 2007, em Brasília. Em 2009, iniciou-se o processo de beatificação, que exige o recolhimento de depoimentos de pessoas que foram agraciadas pelo menino.
De acordo com as normas do Vaticano, a partir do reconhecimento do segundo milagre, começa a fase de canonização. Uma comissão de fiéis de Ibitinga já prepara a construção de uma cripta na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus para receber os restos mortais de Nelsinho, hoje sepultados no Cemitério São Bento, em Araraquara. O evento acontece no Recinto Permanente de Exposições “Dr. Licinio Hilmar de Oliveira Arantes” na Av. Eng. Ivanil Francischini (Perimetral), 14.077, Jardim Eldorado.