Motoristas do Transporte Escolar iniciam cursos de formação e reciclagem

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/07/2011 - 02h12

Os 21 motoristas responsáveis pelas linhas do programa de Transporte Escolar da Prefeitura de Araraquara, realizadas com veículos próprios da Secretaria da Educação receberão, a partir deste final de semana, os cursos de formação e reciclagem de condutores de veículos coletivo de passageiros e escolares.
O objetivo, segundo o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), é aperfeiçoar e atualizar os condutores, além de habilitar novos profissionais para o transporte. 
“A finalidade é instruir e qualificar o motorista para que ele tenha condições de permanecer atento ao que acontece dentro e fora do veículo, preparando-os para agir adequadamente em qualquer eventualidade. Além disso, é importante que saibam se relacionar com os usuários do ônibus, proporcionando segurança a partir de comportamentos preventivos, afinal, eles transportam diariamente milhares de crianças e adolescentes em trajetos que podem demorar até uma hora ou mais, dependendo da distância”, falou Nino.
“Precisamos que este profissional esteja sempre bem atualizado quanto às normas de trânsito, para que possa aplicar corretamente as disposições contidas na legislação, e assim preservar a integridade física do passageiro, do condutor, do veículo e do meio ambiente”, acrescentou o secretário. 
Os motoristas lotados no setor atendem também a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação, no transporte de supervisores de ensino para atendimento na unidade escolar; na condução de formadores e no auxílio ao embarque e desembarque de alunos em linhas que não necessitam de monitoria. Os cursos, que serão realizados aos finais de semana até agosto, têm validade de cinco anos. 
O programa de Transporte Escolar possui hoje 15 linhas em veículos próprios e outras 56 linhas fretadas, totalizando 8380 alunos transportados diariamente. 

Veículos Novos
O prefeito Marcelo Barbieri entregou, em junho, uma frota com 11 novos veículos para o Transporte Escolar do Município e uniformes para todos os motoristas pertencentes ao Programa. 
Segundo ele, “temos que melhorar as condições de trabalho dos nossos motoristas, que realizam suas tarefas com responsabilidade, respeito e carinho e são também nossos educadores”, falou Marcelo.   
O investimento de R$ 800 mil em recursos próprios consistiu na aquisição de duas peruas Kombi para transporte de alunos da Zona Rural, uma perua Kombi destinado aos alunos portadores de necessidades especiais, um caminhão IVECO para logística interna da Educação (entrega de materiais escolares, carteiras, etc), carros modelo Sedan para equipe técnica na realização da supervisão e atendimento em visitas pedagógicas, uma Van Executiva para viagens de formação pedagógica, uma pickup para equipe de manutenção de próprios escolares, uma pickup furgão para Equipe de Informática e dois microônibus com 20 lugares cada, para transporte de professores dos Assentamentos Bela Vista e Monte Alegre.