Prefeitura firma acordo com Lupo para capacitar mulheres

Por meio do Projeto 100 Cittá e Cedro Mulher, curso visa combater violência e inserção no mercado de trabalho

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/07/2011 - 02h18

Na tarde dessa sexta-feira (1º de julho), o prefeito Marcelo Barbieri e a diretora-presidente da Lupo, Liliana Aufiero, assinaram um termo de acordo de cooperação técnica, na sede da empresa, que visa a capacitação profissional de mulheres em situação de risco social e econômico. 
Pelo acordo, a Lupo oferecerá capacitação para cem mulheres inseridas no Projeto 100 Cittá, firmado em 2009, entre a Prefeitura e o governo da Itália, com a participação da ONG Cedro Mulher. 
Marcelo destacou a importância da parceria com a empresa e a ONG.  “Ao mesmo tempo em que combate a violência doméstica, este acordo oferece a oportunidade de inserção destas mulheres no mercado de trabalho, inclusive na própria Lupo”, afirmou. 
O prefeito ressaltou o contrato firmado com “uma das empresas que mais empregam mulheres no Brasil e a que mais arrecada ICMS (em 2010) no município”. Dos cerca de cinco mil funcionários empregados atualmente pela Lupo, 80% são do sexo feminino.
A diretora-presidente da Lupo, Liliana Aufiero, também destacou o acordo com a Prefeitura, que por meio do Projeto 100 Cittá propicia a capacitação de mulheres – Araraquara está entre as cem únicas cidades do mundo a receber o projeto italiano, das quais apenas seis são brasileiras. 
Para Liliana, é relevante que Araraquara esteja apta a desenvolver este projeto com a Itália, de onde, coincidentemente, conforme lembrou, vieram os fundadores da Lupo, há quase um século, e de onde vem cerca de 80% das máquinas que compõem a unidade fabril da empresa na cidade.

Inclusão social
Segundo o diretor industrial da Lupo, Carlos Alberto Mazzeu, o acordo firmado com a Prefeitura permite ampliar a responsabilidade social da empresa. Mazzeu citou outros dois projetos sociais desenvolvidos pela Lupo na cidade, firmados com a APAE e Casa Cairbar Schutel.  
A monitora e consultora técnica do Projeto 100 Cittá no Brasil, Aldenise Coelho, elogiou as políticas sociais de Araraquara de proteção a mulheres vítimas de violência. Aldenise também monitora as outras cidades brasileiras participantes do projeto - Santos (SP), Recife (PE), Belo Horizonte, Contagem e Teófilo Otoni, as três últimas de MG.  
A presidente do Cedro Mulher Edna Martins, que também preside o Conselho Municipal de Direito das Mulheres, enfatizou que o acordo Prefeitura-Lupo possibilita a inserção no mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência doméstica.
Edna citou as políticas públicas do governo do prefeito Marcelo  Barbieri, que, conforme disse, foram fundamentais para a inclusão de Araraquara entre as cem cidades do mundo inseridas no Projeto 100 Cittá.  
O acordo com a Lupo foi elogiado também pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Aloísio Braz (Boi).                                                                                   Participaram da solenidade o diretor de Senai Araraquara, Paulo Sassi; os vereadores Elias Chediek, Lucas Grecco, João Farias e Luis Fernando Câmara (Galo); o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos; o secretário de Governo Luiz Zaccarelli; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Elaine Quintiliano; e o coordenador de Economia Solidária, Marcos Bispo, entre outros representantes do governo. 

Programa
O 100 Cittá é um programa de cooperação internacional promovido pela cidade de Torino, representante da ANCI (Associação Nacional de Prefeituras Italianas) e da Província de La Spezia, representante da UPI (União de Províncias Italianas), em colaboração com a Presidência da República, o Ministério das Cidades e a Agência Brasileira de Cooperação.