Conferência discute financiamento para saúde

Fotógrafo: João Pires/LBF
05/07/2011 - 02h14

A 8º Conferência Municipal de Saúde, realizada no dias 1º e 2 de julho, em Araraquara, aprofundou o debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). 
Para Rosana Nasser, presidente da Conferência e do Conselho Municipal de Saúde, organizador do evento, juntamente com a Secretaria de Saúde, o saldo do encontro foi positivo. “Tivemos um debate interessante que rendeu boas propostas para serem defendidas até a etapa nacional”, comenta.
Foram estabelecidas durante a Conferência 34 diretrizes. Segundo Rosana, dentre elas, está a necessidade de ampliar os repasses do Estado e da União para a saúde municipal e garantir formas de financiamentos mais estáveis para a área.
A presidente cita como exemplo a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que tramita no Congresso Nacional e versa sobre financiamentos próprios para a saúde.
O prefeito Marcelo Barbieri, durante a abertura do evento, já havia comentado sobre a importância de se discutir os repasses e financiamentos. Marcelo ressaltou que a Prefeitura destina 35% do orçamento para a saúde, percentual bem acima do exigido por lei. 

Usuários 
Outro ponto firmado durante o evento discorre sobre o fortalecimento dos Conselhos e da Conferência. “Este encontro permite o envolvimento da comunidade na discussão sobre saúde e essa é uma contribuição muito importante, pois temos a participação de quem realmente utiliza os serviços do SUS”, comentou a secretária municipal de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira. 
O documento elaborado ao final da 8º Conferência será apresentado na fase regional, em agosto, por 48 delegados eleitos. O tema de 2011, que norteia todas as etapas da Conferência até a fase nacional, é “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. O evento consiste em discutir idéias e propostas para serem desenvolvidas no SUS.