Armazéns de Tatuí e Araraquara recebem certificação

Fotógrafo: João Pires/LBF
05/07/2011 - 02h25

Os armazéns da Ceagesp localizados em Tatuí e Araraquara (sede), receberam certificação do sistema de armazenagem de produtos agrícolas, por cumprir os requisitos obrigatórios de nível 1, de acordo com Instrução Normativa sobre o “Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural”, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Para Maria Salete de Oliveira Gomes, chefe da Seção de Controle Fitossanitário (Secof), ligada ao Departamento de Armazenagem (Depar), a certificação “atesta o diferencial de qualidade das unidades armazenadoras da Companhia”.
Todo o processo de auditoria para certificação foi realizado pelo Organismo de Certificação de Produtos, do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão  público  contratado pela Companhia, responsável por apontar não conformidades existentes, as quais tiveram que ser corrigidas, para que ambas unidades estivessem aptas a serem certificadas. 
As certificações têm validade de cinco anos, desde que forem mantidas as condições atuais e com compromisso de que até 2016 a Ceagesp irá adequar as instalações de Tatuí e Araraquara (sede) de acordo com os outros requisitos, que abrange a instalação de equipamentos de aeração e exaustão, além de pavimentação onde não existe e adequação do sistema de termometria.  
De acordo com Maria Salete, “a participação dessas unidades no faturamento da armazenagem, com dados obtidos até maio de 2011, é de 23,11%”, sendo que em Araraquara o principal produto armazenado é o açúcar enquanto em Tatuí prevalece o trigo. 
A certificação, que se tornou obrigatória no início de 2010 por meio do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras do MAPA, tem o objetivo de reduzir o índice de perdas, que chega a 10% de grãos como trigo, soja, milho e arroz, que  se perdem na logística e no armazenamento inadequado. Além de ser um reconhecimento formal de que a unidade armazenadora certificada tem competência técnica para prestar serviços de armazenagem.