CRF-SP convoca farmacêuticos das 27 cidades paulistas para discutir os rumos da nova farmácia
18/08/2015 - 00h54
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, por meio de sua seccional em Araraquara, realizará na próxima terça-feira (18) o XV Encontro Paulista de Farmacêuticos, que nesta edição discutirá as mudanças no funcionamento de farmácias e drogarias após a edição da Lei 13.021, sancionada em agosto do ano passado, e iniciativas que vem ganhando força no setor, como a prescrição farmacêutica.
O evento percorrerá 27 cidades com seccionais do CRF-SP, até novembro, debatendo com os profissionais da área a nova farmácia brasileira, que começou a ser desenhada com a legislação. A Lei 13.021/14 determina que farmácias são estabelecimentos de saúde e afirma ainda que podem ser prestados serviços como a administração de vacinas e soros, de acordo com o perfil epidemiológico da região onde está, trabalhando conectada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Pela prescrição farmacêutica, o farmacêutico está habilitado a receitar medicamentos isentos de prescrição médica, em alguns casos como gripes e resfriados, desafogando esse tipo de atendimento em pronto-socorros. Os profissionais podem ainda fazer o acompanhamento da terapia medicamentosa, contribuindo para a adesão ao tratamento, analisando possíveis reações adversas, o que melhora muito a eficiência da terapia prescrita, especialmente para pacientes de doenças crônicas.
“Nenhum outro profissional entende mais de medicamento do que o farmacêutico. Temos muito a contribuir com a saúde da população e as mudanças na legislação tem justamente esse objetivo”, afirma o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, que estará presente no debate do próximo dia 18. O evento tem o apoio da Prefeitura de Araraquara.
XV ENCONTRO PAULISTA DE FARMACÊUTICOS
Data: 18 de agosto de 2015, às 19h30-22h
Local: Seccional do CRF-SP em Araraquara - Rua Humaitá, 2046, São Geraldo, Araraquara - SP / CEP: 14801-385
--------------------------------------------------------------------------------
Sobre o CRF-SP
Entidade responsável pela fiscalização e habilitação legal do farmacêutico para o exercício de suas atividades no estado, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo tem como missão ser referência na orientação, fiscalização e desenvolvimento do farmacêutico para o ético exercício da profissão e garantir atendimento confiável e de qualidade à sociedade.