Desenvolvimento, educação e saúde são destaques nos 198 anos de Araraquara

Fotógrafo: Sergio Pierri
22/08/2015 - 05h16

Araraquara completa neste sábado, 22 de agosto, 198 anos. A Prefeitura celebra mais este aniversário apresentando boas perspectivas de desenvolvimento para a cidade e sua população.

Assim como todos os municípios do País, Araraquara sente os reflexos da crise econômica que afeta o Brasil, mas conseguiu se destacar e atrair investimentos em razão do empenho e trabalho do prefeito Marcelo Barbieri junto aos governos Estadual, Federal, e empresários, somado ao esforço coletivo de sua Administração.

A política de atração de novos investimentos implantada desde o início da gestão do prefeito Marcelo Barbieri garantirá a geração de milhares de empregos e, com isso, mais renda para a população e recursos para o Município. Entretanto, de imediato já é possível avaliar o impacto positivo da chegada de empresas como Randon, que gera empregos na área da construção civil, e da Hyundai Rotem, que além da construção civil já contrata profissionais qualificados como soldadores, caldeireiros, empilhadores, engenheiros entre outros, pois o início da produção de trens já começou mesmo sem a sua planta industrial pronta.

A Henrimar, que fabrica piscinas de fibra, também está na fase final de construção de sua nova sede às margens da SP-255.

“Não ficamos inertes diante das dificuldades, fomos em busca de investimentos fortes para Araraquara. Criar oportunidades de emprego, gerando renda e por consequência elevando a qualidade de vida da nossa população, sempre foi nosso objetivo à frente da Prefeitura”, destaca Marcelo.

Além das grandes empresas que fortalecerão Araraquara como polo ferroviário, novos empreendimentos também chegaram neste ano como os grupos Pão de Açúcar, Renner e Riachuelo, e ainda muitos outros que estão se instalando nos setores alimentícios e de serviços.

Educação

A rede municipal de Educação recebeu nos anos da gestão do prefeito Marcelo Barbieri muitas melhorias. Mais de 30 unidades foram reformadas e/ou ampliadas e cinco novas creches construídas, todas contando com lousa digital para o ensino dos alunos, além do fornecimento de uma das merendas mais bem avaliadas do Brasil, segundo a Organização Ação Fome Zero.

Mas, agora, a cidade também celebra o início das obras da unidade da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Araraquara. Em 24 de junho deste ano, o governador Geraldo Alckmin vistoriou o canteiro de obras da instituição que está sendo edificada no Jardim Santa Clara. A previsão de conclusão da obra é para o final de 2016 e início das atividades para 2017.

A Fatec oferecerá os cursos superiores de Fabricação Mecânica, Gestão Empresarial e Segurança da Informação, direcionados também para a indústria automobilística e ferroviária.

Ainda voltado para a qualificação de mão-de-obra, Prefeitura, Senai e Hyundai Rotem assinarão um convênio para oferecimento de cursos no Centro de Formação Profissional “Lourenço Arone”, com o objetivo de capacitar profissionais na área de atuação da empresa sul-coreana.

Outra parceria importante conquistada pelo prefeito Marcelo é com a CPFL. A rede municipal está implantando o programa Geekie Games, uma solução educacional que propõe, por meio de jogos, identificar as dificuldades individuais e elaborar atividades personalizadas, adaptando o ensino ao perfil de cada aluno para que este possa aprender da forma mais adequada às suas características e necessidades. Este é mais um benefício para os estudantes da rede pública municipal.

“A educação sempre foi prioridade para nós. Temos avançado muito com a implantação de novos modelos. Comprovamos isso com a introdução do Sistema Sesi em toda a rede, a adoção da tecnologia em sala de aula com as lousas digitais e agora com o programa em parceria com a CPFL. Além disso, a instalação da Fatec em Araraquara qualifica ainda mais as nossas opções em cursos superiores, o que se torna um atrativo aos alunos dos ensinos fundamental e médio”, diz o prefeito.

Saúde

Ao festejar 198 anos, a cidade vivencia grandes conquistas na Saúde. A Santa Casa de Araraquara recebe um dos maiores investimentos da sua história. Com o Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem, a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) recebe um atendimento com mais qualidade e rapidez.

“A implantação do Centro de Diagnóstico foi uma conquista conjunta que contou com a articulação do poder municipal junto às esferas estadual e federal. Os equipamentos de última geração foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Saúde e as obras de reforma e adequação do prédio executadas com recursos do Governo do Estado”, salienta Marcelo.

Araraquara deve se orgulhar também da consolidação da Maternidade Gota de Leite, reaberta pelo prefeito Marcelo Barbieri em 2012. Fechando a extensa programação de melhorias do mês de agosto entregue pela Prefeitura à população, estará a inauguração da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Gota com nove leitos e mais três leitos reservados para o projeto Mãe Canguru, atendendo à Rede Cegonha, programa federal de apoio ao parto natural. Também será entregue o Posto de Coleta de Leite Materno, no dia 31, às 9 horas.

“A Gota de Leite é uma vitória das mulheres de nossa cidade. A Maternidade presta um serviço de excelência, um atendimento humanizado e de respeito às gestantes e recém-nascidos. As melhorias que o hospital recebe agora vêm ao encontro do modelo de saúde que buscamos para nossa cidade ao completar 198 anos: um atendimento com qualidade, humanizado e respeito à população”, destaca o prefeito.

A programação completa do aniversário de 198 anos de Araraquara está disponível no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).