Educação forma 9ª turma do Neja

Fotógrafo: João Pires/LBF
06/07/2011 - 02h31

Aconteceu no Teatro "Wallace Leal Valentim Rodrigues", a cerimônia de formatura da 9ª turma de Ensino Fundamental do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) “Irmã Edith”. 
O secretario municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), parabenizou os formandos pelo “esforço e dedicação com que se dispuseram a aprender”. 
“Todos nascemos inteligentes, mas o conhecimento é adquirido ao longo da vida e esse é o nosso maior bem, algo que ninguém nunca poderá tirar”, afirmou o secretário.
“Quero em nome do prefeito Marcelo Barbieri, que sempre põe a educação em primeiro lugar e mantém imenso carinho e respeito pelos alunos e profissionais do NEJA, parabenizar a todos os que hoje vêm aqui receber um diploma, abrindo portas para novos caminhos a serem seguidos”, falou Nino. 
O gerente de Políticas Educacionais, Francisco de Paiva Lima Neto, ressaltou que a presença da equipe técnica da Secretaria tem sido “preciosa” para o bom desenvolvimento das ações no Núcleo. “Conquistamos nestes dois últimos anos a ampliação do Programa Cursinhos Populares, também inserido no NEJA, e a nova sede do núcleo, que foi uma grande vitoria dos alunos. Ações como esta são incentivadoras para continuação na vida acadêmica”, falou.
“Na Educação é preciso estar com o coração aberto porque estamos em constante aprendizado. Esta turma sabe que agora terá um novo horizonte, pois venceu preconceitos, ultrapassou barreiras e conquistou auto-estima. Aprendemos muito com cada turma que se forma pelo NEJA”, acrescentou o Francisco. 
A coordenadora do NEJA, Helena Silva de Oliveira, destacou que a compreensão da família ajudou na conclusão de curso dos alunos. “O NEJA é uma garantia de cidadania aqueles que não tiveram acesso à escolaridade na idade regular, reparando um direito a uma escola de qualidade, com educação ao longo da vida. 
Por isso, agradeço cada marido que ficou em casa cuidando dos filhos para que a esposa pudesse freqüentar as aulas, assim como cada esposa que entendeu a importância da escola para a vida de seu parceiro. Isso é compartilhar”, concluiu. 

Vida nova
O formando do curso noturno, Roberto Silva, contou que teve receio de voltar aos estudos aos 47 anos de idade. “Após 30 anos fora da escola decidi, por necessidade, procurar onde me matricular para concluir a oitava série e encontrei o NEJA. No primeiro dia fiquei apreensivo, não sabia se seria aceito, mas minha surpresa foi encontrar pessoas iguais a mim, com a mesma finalidade e receios”, contou Roberto.
“Lá encontrei também professores bem preparados para ensinar e lidar com alunos como eu, fora da idade regular. Terminei a oitava série e agora só pretendo parar quando terminar o segundo grau ou talvez até seguir mais adiante. 
Agradeço aos professores por tudo que me ensinaram e ao NEJA pela oportunidade”, declarou Roberto. 
Em cerimônia que emocionou os presentes, os 44 alunos concluintes do Ensino Fundamental homenagearam seus professores, coordenadores, secretário e outros estudantes. “Sabemos que temos idades diferentes, mas na sala de aula, sempre fomos todos iguais: alunos da oitava série”, terminou a aluna Haydee Eulália Bergo Froes.