Acervo da Pinacoteca Municipal em exposição

Fotógrafo: João Pires/LBF
06/07/2011 - 02h37

A Secretaria da Cultura de Araraquara e a Fundart iniciam nesta quarta-feira (6) uma exposição, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, com obras do acervo da Pinacoteca Mário Ybarra de Almeida. A entrada é gratuita.
São 45 obras de vários artistas - entre eles: Mário Ybarra de Almeida, Yuta, Romário, Sidney Rodrigues, Judith Lauand, Amêndola, Takabayashi, Haydea, Quirino Campofiorito. As obras apresentam o rigor e precisão da pintura clássica da década de 40 e 50, além de paisagens impressionistas. A cada dois meses, a Pinacoteca Municipal faz um rodízio de suas obras para mostrar a população todo o seu acervo.
Criada em 09 de agosto de 2000, a Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida está localizada na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, com um acervo de 860 obras de arte, entre pintura, escultura, gravura, fotografia, colagem e instalação. Este acervo de arte começou a ser formado no anos 50, com o grande mecenas Helio Morganti, e possui obras de alguns dos artistas mais representativos da arte brasileira e internacional.
Grandes nomes das artes plásticas estão representados com obras na Pinacoteca Municipal, tais como: Alfredo Volpi, Hilda Campofiorito, Lívio Abramo, Quirino Campofiorito, Francisco Amêndola, Ottone Zorlinim Emílio Védova, Antonio Bandeira, Mário Ybarra de Almeida, entre outros.
O nome da Pinacoteca foi uma homenagem ao grande artista nacional Mário Ybarra de Almeida, que foi professor e diretor da Escola de Belas Artes de Araraquara. Ybarra trabalhou incansavelmente para que a Escola tivesse reconhecimento de nível superior e também foi um dos fundadores da Pinacoteca do Estado, para a qual doou grande parte das obras de seu saudoso pai.
Vale destacar que, o prefeito Marcelo Barbieri anunciou a possibilidade de Araraquara receber uma Pinacoteca, que funcionaria como extensão da Pinacoteca do Estado de São Paulo - uma das principais instituições artísticas do Brasil. A cidade aguarda a análise dos técnicos da Secretaria do Estado, a fim de detectar o melhor espaço para a implantação da pinacoteca.
A exposição com as obras da Pinacoteca Municipal permanece em cartaz até o dia 30 de julho, sendo aberta para visitas de escolas e grupos de interessados. As visitas devem ser agendadas antecipadamente pelo fone 3333-1159. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira: das 9 às 22 horas; e aos sábados: das 9 às 13 horas.

SERVIÇO: 
Exposição do acervo da Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida

Local: 
Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Período: de 06 a 30 de julho

O horário de visitação: de segunda à sexta-feira: das 9 às 22 horas; e aos sábados: das 9 às 13 horas Entrada gratuita
Visitas de escolas e grupos às exposições devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone: 3333-1159