Autoridades de Poá visitam Câmara em busca de solução para o lixo

Cidade busca Implantar projetos que tornaram Araraquara referência em limpeza

07/07/2011 - 02h08

Na terça-feira, 5, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluisio Braz-Boi (PMDB) e os vereadores Fernando Cesar Câmara – Galo (PV) e João Farias (PRB) receberam a visita do secretário municipal do Meio Ambiente da cidade Poá – SP, Carlos Setsuo Mutou,  que veio a Araraquara conhecer projetos implantados com a finalidade de manter a limpeza do município.
Segundo Mutou, pesquisas realizadas juntos a sua equipe técnica, Araraquara aparece como referência entre as cidades mais limpas do País. “Viemos até conhecer de perto os trabalhos realizados pela prefeitura, para implantarmos em nossa cidade”, explicou o secretário.
Um dos projetos citados pelo visitante se refere à implantação do sistema de coleta seletiva em Araraquara, programa viabilizado através de convenio firmado entre a Prefeitura e Cooperativa Acácia. Mutuo quis saber como a população reagiu com a implantação da Taxa do Lixo e como foi realizada campanhas para a apresentação do projeto. Segundo o secretário o prefeito de Poá tem expectativas de copiar o projeto e implantá-lo.
Sobre o assunto, João Farias explicou que sempre foi contra a criação da Taxa do Lixo para a coleta do material, por isso criou a opção da população continuar reciclando sem pagar pela Coleta seletiva. “Hoje só paga a taxa quem quer. Caso contrário pode ir até o DAAE – Departamento de Autônomo de Água e Esgoto e retirar i imposto que vem na conta de água”, explicou o vereador.
O parlamentar Galo, por sua vez, explicou que Araraquara é uma cidade muito preocupada com o Meio Ambiente e vem criando projetos muito importantes para a prevenção da Natureza, visando qualidade de vida aos munícipes. “Buscamos ser referencia nos projetos, pois visamos uma cidade cada vez melhor”, destacou.
O presidente da Câmara, Boi, explicou a necessidade da criação da secretária do Meio Ambiente em Araraquara e ressaltou a conquista do selo verde azul pelo município. “Quando o DAAE tomava conta desta Pasta, foram realizadas e conquistadas diversas melhorias. Com a criação da Pasta, e a criação de projetos, inclusive a Coleta Seletiva, a população se conscientizou sobre a importância de cuidar do Meio Ambiente. Foi com a ajuda dos munícipes que hoje Araraquara é referência em limpeza.”, afirmou.
Para colaborar na discussão e levar o nome de Araraquara através de projetos, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Genê Catanozzi também compareceu a reunião, e destacou os principais passos da Administração do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) por uma cidade melhor.